Entretenimento



Falando de Sexo

Quais são os sintomas da disfunção erétil?

Exercitar-se, comer direito e gerenciar o estresse ajudam a combater o problema

11/07/2022 - 14h38min

Atualizada em: 11/07/2022 - 18h51min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou enfrentando dificuldade de continuar com a ereção durante o sexo. Tenho 65 anos, sou fumante. Acordo com ereção, por isso acho que não estou com alguma doença.

Caro leitor, sim, a disfunção erétil pode atingir homens mais velhos com mais frequência. Ainda assim, o envelhecimento, por si só, não causa o problema e também não significa o fim da vida sexual. Homens, mesmo na faixa dos 90 anos, podem ser sexualmente ativos. 

No entanto, a disfunção erétil (DE) é comum: 50% dos homens com mais de 50 anos relatam, pelo menos, algum problema em estar prontos para o sexo. Isso não significa que todos têm disfunção de ereção.

Leia outras colunas

Atenção aos sinais

Acordar com uma ereção não significa que você não tenha disfunção erétil. Ainda pode ter ereções durante o sono se tiver o problema. Geralmente, significa que sua condição é causada por estresse, depressão ou algo assim. Se você não tiver ereção durante o sono, é provável que sua disfunção tenha uma causa física.

O consumo de tabaco e outras drogas pode dificultar a ereção, especialmente se você já faz isso há muito tempo. Algumas taças de vinho podem deixá-lo de bom humor, mas beber com frequência tende a apagar seu fogo. Exercitar-se, comer direito e gerenciar o estresse ajudam a combater a disfunção. Procure orientação médica para avaliar seu caso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias