Último capítulo
Com emoção e romance, "Além da Ilusão" chega ao fim nesta sexta-feira
Trama de Alessandra Poggi trouxe um toque de mágica para o horário das 18h
Histórias apaixonantes, personagens que cativam ou provocam raiva, reviravoltas... Não há mágica quando se trata de uma boa novela e, sim, uma conjunção de fatores que, juntos, compõem um resultado positivo. Além da Ilusão chega ao fim hoje com a missão cumprida de ter encantado muita gente. E se há muitos telespectadores com aquela saudade antecipada a poucas horas do capítulo derradeiro, é porque a autora Alessandra Poggi conseguiu seu principal objetivo: tocar fundo no coração do público.
Confira o nosso já tradicional balanço do que deu certo ou não emplacou na trama das seis.
FOI SUPIMPA
/// Larissa Manoela chegou à Globo com o duplo desafio de viver Elisa e Isadora: irmãs idênticas na aparência, mas com personalidades distintas. Se o primeiro amor de Davi (Rafael Vitti) era doce, ingênua e romântica, Dorinha se mostrava mais racional, decidida e disposta a conquistar sua independência. Larissa deu conta do recado e soube mostrar as nuanças de suas personagens, das sutilezas dos gestos até o tom da voz diferenciado.
/// O talento inquestionável de Antonio Calloni fica ainda mais evidente quando ele tem em mãos personagens dúbios, como foi o caso de Matias. O juiz que matou a própria filha tinha muitas falhas de caráter, mas ao ser consumido pela loucura, rodeado por fantasmas internos e externos, tornou-se um tipo humano, quase digno de pena. Nos últimos capítulos, vemos uma quase redenção, mas a verdade é que o castigo de Matias está sendo imposto desde o início da trama.
/// A novela se destacou por seus núcleos secundários. Paloma Duarte arrasou como a sofrida Heloísa, teve cenas dilacerantes, mas chega a um final feliz rodeada de amor ao lado da família. Olívia (Debora Ozório) e Tenório (Jayme Matarazzo) roubaram a cena com um romance proibido e ganharam destaque também pelas lutas políticas e sociais, um bom contexto de época.
/// Além da Ilusão ficou ainda melhor com as participações especiais. Arlete Salles (Santa) acrescentou graça ao já divertido núcleo de Constantino (Paulo Betti), Julinha (Alexandra Richter) e Arminda (Caroline Dallarosa), Gloria Pires reviveu a médica psiquiatra Nise da Silveira (1905 – 1999) em poucos, mas emocionantes minutos. Johnny Massaro (Nelsinho), Regiane Alves (Dirce) e Nikolas Antunes (Plínio) também passaram pela trama, isso sem contar a dupla de peso Lima Duarte (Afonso) e Emiliano Queiroz (Padre Romeu), logo nos primeiros capítulos.
NÃO TEM LOROTA
/// Davi Jardim era o típico mocinho injustiçado, que foi para a cadeia por um crime que não cometeu. A sofrência endureceu um pouco o coração do rapaz, que ao longo da trama teve atitudes bem questionáveis. O difícil foi acreditar no amor à primeira vista dele por Isadora, irmã de sua falecida namorada. Seria uma confusão de sentimentos por conta da semelhança entre as duas? Em várias situações, foi difícil para o público crer nas boas intenções do protagonista.
/// Úrsula (Bárbara Paz) e Joaquim (Danilo Mesquita) esgotaram todos os clichês da vilania. Na maioria das vezes, mais parecia uma dupla de desenho animado, com planos que raramente davam certo. Manipulado pela mãe, Joaquim esbarrava em sua covardia quando ficava na mira da polícia ou de pilantras mais espertos do que ele. Sem se firmar como o grande vilão da história, rendeu-se a uma regeneração nos últimos capítulos.
/// A Segunda Guerra Mundial foi praticamente um quarto vértice do triângulo amoroso formado por Bento (Matheus Dias), Letícia (Larissa Nunes) e Lorenzo (Guilherme Prates). Apesar do talento dos jovens atores, os personagens não tinham o carisma necessário para fazer o público torcer por um ou outro. Com tantas dúvidas e trocas de casais, o trio não convenceu.
/// O sonho de ser cantora de rádio moveu Emília (Gaby Amarantos) direto para o fundo do poço. A história tinha tudo para engrenar, mas estagnou nos golpes dela ao lado de Enrico (Marcos Veras), culminando na prisão dos dois na reta final. Uma pena, tinha tudo para render cenas menos repetitivas.
Possíveis desfechos
Segundo o site Notícias da TV, do Uol, o último capítulo da novela Além da Ilusão será marcado por uma passagem de tempo de cinco anos.
A trama das seis chega ao fim com desfecho feliz para Davi e Isadora, que surge grávida de cinco meses. Além da morte de Úrsula, Tenório e Olívia adotam dois herdeiros de cerca de seis anos e Joaquim impede a morte de Davi durante um truque de mágica.