Entretenimento



Falando de Sexo

Eficácia da pílula depende de seu uso correto

Ao esquecer em dois ou mais dias, o método perde a eficácia

15/08/2022 - 15h10min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu tomo pílula anticoncepcional, mas, durante uma transa, a camisinha se desprendeu e entrou dentro da minha vagina. Isso rolou depois de ele ter ejaculado. Será que posso engravidar? Devo tomar uma dose dupla da pílula ou a do dia seguinte?

Se você toma a pílula corretamente, o risco de gravidez é mínimo. O que provoca a falha do método é a utilização de um anticoncepcional que não é o mais indicado para você ou o uso incorreto ao longo do mês. 

Um dos principais erros é esquecer de tomar o remédio. Quando isso ocorre, você deve ingeri-lo assim que lembrar. Mas só vale se esqueceu apenas uma vez. Ao esquecer em dois ou mais dias, o método perde a eficácia. Neste caso, é preciso providenciar imediatamente outra forma paralela de evitar a gravidez, como a utilização da camisinha.

Leia outras colunas

Prevenção

Você deve continuar tomando as pílulas normalmente até o final da cartela, para não sofrer uma alteração hormonal. Porém, precisa se prevenir da gravidez com o preservativo até que a próxima menstruação ocorra. 

Uma recomendação importante: o ideal é tomar o anticoncepcional sempre no mesmo horário. Não pode substituí-lo pela pílula do dia seguinte, que não é um método recomendado para uso rotineiro. Deve ser utilizado apenas em situações emergenciais, como quando a camisinha se rompe ou em casos de estupro. 

A pílula do dia seguinte altera o funcionamento hormonal da mulher gerando náuseas, enjoos, vômitos e provoca alterações menstruais intensas. Se usada com frequência, pode ser prejudicial ao organismo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias