Estrelas da Periferia
Autoestima e superação: Te liga nos versos de Jô!
Aos 22 anos, rapper gaúcha é a única mulher a fazer parte da UCLÃ, uma das gravadoras mais respeitadas do Brasil.
Desde 2018, a gaúcha Jô, 22 anos, investe na música e sonha em chamar atenção nos principais palcos do país. Mas foi em julho de 2021 que sua carreira teve uma guinada: assinou contrato com UCLÃ, selo carioca. Atualmente, ela é a única mulher parte da banca que está entre as maiores gravadoras de rap do Brasil, com mais de 1,7 milhões de ouvintes mensais e 370 milhões de visualizações no YouTube.
Agora, a jovem - natural de Pelotas, mas moradora de Canguçu, na região sul do Estado – celebra o lançamento de sua mais recente canção, Cena de Filme, que tem produção assinada por Liipbeats e traz referências de nomes como MC Drika e MC Paiva.
- Diferentemente dos outros lançamentos em que acrescentava o funk em alguns momentos, dessa vez o estilo está no todo. Também escolhi trabalhar com uma batida mais lenta, inspirada no funk de São Paulo, que está rolando nas paradas musicais - explica a gaúcha.
Essência
Antes de Cena de Filme, a gaúcha tinha mostrado ao mercado a faixa Me Liga, que, segundo ela, exalta quem realmente é.
- Falo sobre a sensualidade e vou além, me diversifico almejando minhas conquistas, meus bens materiais, meu desejo do acesso a grifes, como metáforas de crescer na vida. É sobre a realidade que a gente vive - afirma.
A guria ainda comenta o quanto trilhar sua carreira torna-se mais desafiador por ser mulher, negra no rap e do Rio Grande do Sul:
- Tudo isso exige que eu tenha o triplo de suor em todas essas linhas e sonhos. Mas com a UCLÃ do meu lado, vejo um horizonte de oportunidades que me levam para mais perto de onde quero chegar. Comentários negativos não me derrubam, isso é nada comparado ao que sei que vou enfrentar mais em frente. Viver disso é meu sonho e, com essa oportunidade que estou tendo, faço valer.
Jô faz parte do EP 24h Edição SP, lançado em março, ao lado de artistas como MC Guimê, Yunk Vino e Akarasta.
- Me sinto honrada de ter pessoas ao meu redor que acreditam no meu sonho e apostam em mim. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na produção deste lançamento. Sinto muito orgulho disso, de ter executado mais esse trabalho - conclui Jô.
No próximo mês, a artista se apresenta no Rap in Cena, que ocorre nos dias 15 e 16 de outubro em Porto Alegre. Conhecido como o maior evento de rap do sul do país, o festival vai ocupar o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Além dos shows, o evento conta com batalha de breaking, pista de skate e quadra de basquete. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Há a opção de entrada solidária, com desconto mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis no local.
Aqui, o espaço é todo seu
- Para falar com a rapper, ligue para (21) 99469-4930.
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
Pitaco
Adriano Brasil, produtor artístico, fala sobre o trabalho de Jô:
- Que trabalho sensacional! Ela é muito diferenciada. Certamente, vai dar o que falar, o clipe é bem produzido.