92 Mais Mulher
Confira dicas para conservar roupas e acessórios
Se bem cuidadas, peças podem durar muito tempo
Sabemos que o consumo consciente está ligado a uma série de fatores e, um deles, é a forma como conservamos nossas roupas. Recentemente, a ex-BBB Jade Picon gerou polêmica em um podcast ao afirmar que não repete looks:
– Se eu posto um look no Instagram, para mim, ele desaparece.
A fala da guria, que estreia como atriz na nova novela das nove da Globo, Travessia, no dia 10 de outubro, repercutiu de forma negativa nas redes sociais e gerou questionamentos sobre o impacto ambiental que a indústria da moda causa. A ideia aqui, além de incentivar práticas que colaborem com o meio ambiente, é dizer que, sim, podemos e devemos repetir peças de roupas sempre que possível, sem peso na consciência.
Aproveito para trazer algumas dicas para aumentar o tempo de uso de suas roupas e acessórios. Confira!
Atenção na hora da limpeza
Se você, assim como eu, não gosta de lavar roupas à mão e prefere a praticidade da máquina, coloque as peças delicadas dentro de saquinhos específicos antes da lavagem no eletrodoméstico. A dica serve para roupas íntimas ou itens com rendas, por exemplo.
Muitas pessoas lavam as roupas separadas por cores. Apesar de ser menos prático, é um método seguro para garantir que uma peça não manche a outra.
Além disso, evite a água quente. Lavar as roupas em água fria evita o desbotamento, principalmente das peças escuras.
Bolsas e sapatos
Não guarde de qualquer jeito. Use jornais ou revistas para preencher seus acessórios, assim não ficam dobrados: evita a degradação.
Peças em couro
Quando guardadas por muito tempo, precisam de hidratação e só podem ser limpas de forma delicada, de preferência com pano úmido e secagem à sombra.
Evite lavagens desnecessárias
A regra é simples: sujou, lavou! Porém, se a peça estiver cheirosa, mesmo com mais de uma vez de uso, não tem razão para ser lavada.
O excesso de lavagens pode comprometer a durabilidade, podendo danificar as roupas com facilidade. Essa informação não é válida para meias e peças íntimas!
Separar as roupas por tipo ajuda na conservação. Lavar jeans com seda ou toalhas com blusas de lã não é uma boa ideia. No primeiro caso, a seda vai desgastar com o atrito com o jeans, no segundo, as blusas de lã vão ficar com fiapos ou bolinhas por conta das toalhas.