Entretenimento



Falando de Sexo

Menopausa: por que as mulheres sentem calor?

A principal teoria é que as ondas de calor são causadas por alterações hormonais

07/09/2022 - 14h42min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou entrando na menopausa e tenho aqueles calores de matar! É um inferno! Durante a noite, fico num tapa-destapa, e o meu marido fica me xingando. Por que isso acontece? Quanto tempo dura?

Amiga, os fogachos (como chamamos os calores típicos da menopausa) ocorrem com a grande maioria das mulheres. As pessoas que nunca experimentaram um antes podem supor que é uma sensação temporária – embora intensa – de calor que se espalha pelo rosto e pelo corpo. 

Mas, na verdade, há mais fatores envolvidos. A principal teoria é que as ondas de calor são causadas por alterações hormonais que ocorrem antes, durante e até mesmo após a menopausa. Então, isso pode enganar a região do seu cérebro que controla o termostato interno do corpo, que faz supor que você está muito quente. Em resposta, seus vasos sanguíneos se alargam (vasodilatam), o que aumenta o fluxo sanguíneo e permite que mais calor escape para a superfície da pele.

Leia outras colunas

Gatilhos

Os gatilhos para os fogachos vão de emoções fortes até comida picante e bebidas quentes ou mesmo a temperatura elevada do ambiente. Banhos ou roupas quentes também podem desencadear uma onda de calor, porque aumentam a temperatura interna do corpo, o que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem.

Outros gatilhos comuns incluem álcool e cafeína. Outras vezes, o estresse pode desencadear uma onda de calor. Algumas mulheres relatam causas emocionais, como ansiedade ou raiva. Para a grande maioria, as ondas de calor durarão de seis meses a dois anos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias