Entretenimento



Falando de Sexo

Odor vaginal: quando é ou não preocupante

O cheiro da vagina pode variar durante o ciclo menstrual, mas, geralmente, desaparece sozinho.

06/09/2022 - 15h06min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou ficando com um homem, e ele tem me dito, e eu mesma já senti, que a minha vagina está com um cheiro bem ruim. O que pode ser isso? Como resolvo?

É normal que sua vagina tenha um cheiro próprio, mas um odor muito forte pode sinalizar algum problema. Preste atenção a qualquer alteração no cheiro, bem como na secreção ou se você sente irritação, ardor ou coceira.

O cheiro da vagina pode variar durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa. Você também pode sentir odores mais fortes após relações sexuais ou exercícios. Um cheiro intenso pode sinalizar uma infecção que precisa de tratamento. 

O odor vaginal temporário é comum e geralmente desaparece sozinho. É considerado normal se você não tiver outros sintomas. Mas se for persistente e sentir queimação, coceira, corrimento ou irritação, é uma boa ideia consultar seu médico. 

Leia outras colunas

Causas

As seguintes condições podem causar odor. A vaginose bacteriana é uma infecção causada pelo aumento excessivo de bactérias na área íntima. Os sintomas podem incluir odor forte de peixe e corrimento fino e cinza. A tricomoníase, que é uma infecção sexualmente transmissível (IST), também pode causar mau cheiro. 

Além disso, os médicos não recomendam o uso de ducha na hora do banho, porque pode aumentar o risco de problemas de saúde. Ela remove as bactérias saudáveis que a vagina precisa para manter o equilíbrio e pode piorar o problema a longo prazo. Outra questão que causa mau cheiro é a falta de higiene. 

Não tomar banho regularmente pode levar à inflamação da área vaginal. 

Você pode não perceber, mas seguir uma dieta balanceada e nutritiva e beber bastante líquido são fundamentais para a saúde vaginal e reprodutiva.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias