Estrelas da
Zé do Pandeiro: referência artística nas comunidades
Músico coordena projetos sociais e segue carreira solo, mas também integra grupo de samba que faz shows pela Capital.


Dividindo-se entre a Vila Cruzeiro, na zona sul da Capital (onde mora sua mãe), e o bairro Guajuviras, em Canoas (onde mora seu pai), Zé do Pandeiro é um artista periférico que respeita suas origens. Com 28 anos de carreira, já ministrou oficinas do instrumento para crianças e adolescentes e é o idealizador do Clube do Pandeiro de Porto Alegre (CPPA), que completou 12 anos de atividades ininterruptas na Casa de Cultura Mario Quintana, com mais de 1.700 alunos.
- Hoje, estamos com turmas lotadas, o que me traz muita alegria - comenta Zé.
Inquieto, ele fundou, em 2017, o Bloco do Zé, um dos mais conhecidos da cidade, que faz a alegria dos foliões no Carnaval.
- Sempre cantando, exclusivamente, marchinhas - ressalta.
Em 2021, lançou, em parceria com o poeta Suriel Ribeiro, a canção Pedra Sagrada de Xangô, com clipe dirigido por outro grande nome da cultura gaúcha: Sirmar Antunes, ator que morreu em agosto.
- É um clipe polêmico, com letra forte, tratando de questões sociais, discriminação religiosa e liberdade de expressão, que já tem mais de 50 mil acessos nas redes sociais, um número muito bom para um artista local - conta.
Por sinal, o canal no YouTube da produtora de Zé, Preto Produtora, tem mais de 4,5 milhões de acessos, número pra lá de significativo.
Vem coisa boa aí!
Além de todo esse trabalho, Zé integra mais uma iniciativa muito interessante: o grupo chamado SambaClube, que fortalece mensalmente a cena das rodas de ziriguidum no Centro.
- Ele é formado pelos professores do CPPA em conjunto com os músicos e artistas da cantora Roberta de Moura. Tem sido um sucesso de público por onde passa. A cultura é a pedra fundamental da educação, e temos que prestar atenção nos excelentes artistas que temos aqui. Uma vez por mês, a gente faz o Samba na Andradas, na frente da Casa de Cultura Mario Quintana. É sensacional - afirma.
Agora, o artista prepara o lançamento de uma nova canção, que pretende gravar neste verão.
- Mas não quero dar spoiler, será um samba romântico, vai cair muito bem - finaliza.
Pitaco
Fernando Espíndola, líder do grupo Alma Gaudéria, fala sobre o trabalho de
Zé do Pandeiro:
- É um grande músico, com iniciativas sensacionais. Não apenas tem um talento admirável, mas trabalha demais pelas comunidades.
E está sempre se reinventando.