Entretenimento



Falando de Sexo

Câncer de mama: como reconhecer sinais de alerta

Os sintomas variam muito, mas geralmente envolvem algum tipo de alteração na mama

10/10/2022 - 16h23min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, quais são os sintomas do câncer de mama?

A presença de nódulo é o sintoma mais conhecido de um possível câncer de mama, mas há outros a serem observados. A doença é mais comum em mulheres, embora possa ocorrer em qualquer pessoa com tecido mamário, e começa com um tumor na mama. 

Um tumor é uma massa de células anormais que se dividem e crescem rapidamente. A maioria dos tumores começa nos lóbulos (glândulas que produzem leite) ou nos ductos (os tubos que levam o leite ao mamilo). 

Leia outras colunas

Fatores de risco

O maior fator de risco para a condição é simplesmente ser mulher: estima-se que 12% delas, com risco médio de câncer de mama, o desenvolverão em algum momento. O risco aumenta com a idade, particularmente após os 50 anos e entre 60 e 69 anos. Além disso, as chances aumentam se você tiver parentes próximos com diagnóstico de câncer de mama. 

Se tem um histórico pessoal, a possibilidade de desenvolver um novo câncer de mama é três a quatro vezes maior. Também pode ocorrer mais facilmente em mulheres que carregam mutação genética em um dos dois genes chamados BRCA. Exposição à radiação anterior para atacar um câncer fora da mama ou para tratar acne na adolescência aumenta o risco de câncer de mama ao longo da vida. 

Os sintomas variam muito, mas geralmente envolvem algum tipo de alteração na mama. Algumas mulheres podem nunca apresentar sinais, mas a mamografia ou eco mamária detectam o câncer. Os seguintes alertas são motivos para entrar em contato com seu médico: deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias