Entretenimento



Falando de Sexo

Conheça as causas do ressecamento vaginal

Se não for tratada, a condição pode afetar a qualidade de vida

11/10/2022 - 11h14min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

O que é secura vaginal? Por que a gente tem?

A secura vaginal é uma condição comum em mulheres mais velhas, mas pode acontecer em qualquer idade. Ela ocorre quando os tecidos do local não estão bem lubrificados e saudáveis. Vários fatores podem contribuir para a secura genital, como a diminuição nos níveis de estrogênio. 

Certos sabonetes, loções, perfumes e duchas podem perturbar o equilíbrio natural da vagina, causando ressecamento. Além disso, alguns tampões e preservativos podem causar irritações.  Medicamentos, tratamento contra câncer, menopausa, tabagismo e depressão também podem causar secura vaginal. Os sinais de alerta são dor ou desconforto durante a relação sexual com penetração, sangramento leve após o sexo, dor, coceira ou queimação da vagina e corrimento. 

Leia outras colunas

Procure ajuda

O mais importante é você consultar seu médico se tiver sintomas de secura vaginal que são graves ou não desaparecem. Só ele poderá realizar exames que encontrem a causa do problema, além de indicar tratamento.  

A secura vaginal costuma não ser tratada,  porque muitas mulheres têm vergonha de abordar o problema com um especialista. Se não for tratada, a condição pode afetar a qualidade de vida. No entanto, é facilmente corrigida com acompanhamento médico adequado.

A estimulação e atividade sexual regulares, com parceiro ou por meio da masturbação, podem ajudar a manter o tecido da vagina úmido. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias