Falando de Sexo
Contraceptivos: conheça as principais opções
É função do médico explicar como cada um pode ser aplicado conforme o estilo de vida
Quais são as melhores e piores opções de controle de natalidade? E de quem é a responsabilidade disso: do homem ou da mulher?
O controle de natalidade é responsabilidade de todo mundo! Todos devem se informar sobre os métodos de contracepção, desde pílulas anticoncepcionais até vasectomia.
A forma de controle de natalidade é uma escolha muito pessoal e pode mudar no futuro. É função do seu médico explicar como cada um pode ser aplicado no seu estilo de vida.
Mais comuns
/// Camisinha – O preservativo (feminino e masculino) é o único método contraceptivo que previne também contra infecções sexualmente transmissíveis.
/// Anticoncepcional oral – Também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que impedem a ovulação.
/// DIU – O dispositivo intrauterino é um método contraceptivo de plástico ou de cobre, em forma de T, que é colocado pelo ginecologista na parte inferior do útero. Sua durabilidade é de cerca de cinco anos. Já existe o DIU com um sistema intrauterino de hormônio.
/// Pílula do dia seguinte – É indicada após uma relação sexual desprotegida. O ideal é que a mulher a tome o mais próximo possível do ato. Mas ela tem até 72 horas para fazer isso. Lembre-se de que é um método de emergência e não deve ser usado com frequência.