Entretenimento



Falando de Sexo

É importante falar sobre sexo com os filhos

Os jovens precisam de adultos que forneçam apoio e transmitam confiança

17/10/2022 - 11h46min

Atualizada em: 17/10/2022 - 11h59min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Minha filha está indo morar em outra cidade para estudar. Ela é adolescente, sei que existe a possibilidade de beber, transar, se passar. Devo falar sobre como fazer sexo seguro e outros cuidados?

É muito importante não fazer suposições sobre o que os adolescentes sabem ou não a respeito de sexo. Eles conhecem bastante coisa, mas não tudo: portanto, conversar é fundamental. E não fique esperando que ela venha falar com você, tome a frente deste papo. 

Seja recurso para sua filha. É importante saber que pode vir até você ou outro adulto de confiança com perguntas ou problemas sobre saúde sexual e reprodutiva. Explique que você a apoiará se, por acaso, estiver em uma situação difícil. 

Leia outras colunas

Confiança

Deixe sua filha saber que você é confiável e não a julga. Os jovens precisam de adultos que forneçam esse tipo de apoio. Existem muitas fontes online onde ela pode estar procurando informações, que nem sempre são confiáveis.

Certifique-se de que sua filha adolescente esteja ciente do que fazer para se preparar para o sucesso da saúde sexual, o que inclui saber onde obter testes de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), preservativos, métodos de controle de natalidade e contracepção de emergência. Leve-a ao ginecologista antes de viajar. O médico dará orientações antecipadas sobre saúde reprodutiva e sexual.  

Além de conversas cruciais sobre sexo seguro, há outras discussões que os jovens precisam ter quando estão se envolvendo em relações sexuais. Preparar-se para ter papos sobre consentimento, limites, o que eles querem e não querem fazer sexualmente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias