Entretenimento



Falando de Sexo

Existe relação entre a insônia e o câncer de mama?

Distúrbios do sono são mais comuns entre mulheres que têm a doença

09/10/2022 - 18h31min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Sempre tive uma vida sexual ativa. Mas depois que tive câncer de mama, minha libido diminuiu, acho que muito pelas noites mal dormidas. Depois da cirurgia e do tratamento, meu sono está péssimo, tenho insônia e acordo de madrugada.

O sono afeta quase todos os aspectos de nossa saúde, incluindo o sistema imunológico, a memória e a capacidade de aprendizado. Mas um diagnóstico de câncer pode causar muita ansiedade, que é uma causa comum de insônia. Estudos mostram que cerca de um terço dos indivíduos tratados de câncer experimentam ansiedade que afeta sua qualidade de vida. 

A insônia é o distúrbio do sono mais comum entre as mulheres com câncer de mama. Também há evidências circunstanciais suficientes de que a biologia do tumor causa inflamação, que é um fator que contribui para a insônia. Isso significa que os mecanismos moleculares associados e causados pelo câncer podem fazer com que o sistema imunológico e outros do seu corpo reajam de maneira a mantê-lo acordado. 

Leia outras colunas

Busque ajuda

Sentir-se insatisfeita com a qualidade do sono ou não acordar revigorada são boas razões para consultar seu médico para explorar o que pode estar acontecendo. Às vezes, as pessoas que lutam com o sono nem estão cientes disso. Outras pessoas podem estar cientes de que não estão dormindo bem, mas não percebem o impacto negativo que a perda de sono tem no bem-estar. 

Se você estiver com um aumento na irritabilidade, fadiga, humor deprimido e ansiedade, talvez seja hora de procurar ajuda. A interrupção contínua do sono pode contribuir para o desenvolvimento da depressão. Com tudo isso, como vai ter tesão? Converse com o médico e busque uma psicoterapia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias