Despedida
Morte, vingança e revelações: veja os principais acontecimentos da última semana de "Pantanal"
Novela de Bruno Luperi chega ao fim nesta sexta-feira
O clima já é de despedida em Pantanal. A novela assinada por Bruno Luperi chega ao fim nesta sexta-feira (7) e a trama dos últimos capítulos reserva mortes, revelações de paternidade e casamentos.
A seguir, GZH reúne os principais acontecimentos da última semana.
A morte de Tenório
De acordo com os resumos divulgados pela Globo, o vilão de Pantanal irá bater as botas já nesta segunda (3). Na última sexta-feira (30), Alcides já se posicionou de tocaia com Zaquieu na fazenda de Tenório.
Quando Tenório aparecer, Alcides empurrará o barco do ex-patrão para longe, surpreendendo-o. Assim começará um embate que culmina na morte de Tenório pela zagaia de Alcides, e em Zaquieu gravemente ferido no peito.
Renato tentará matar Zaquieu
Ao saber que o pai morreu, Renato (Gabriel Santana) irá tomar as dores e sairá em vingança. Ele irá armado à fazenda de José Leôncio e desafiará Zaquieu. Porém, bem na hora, ele sentirá algo em seu pescoço.
— Baixa essa arma... Senão ocê morre — dirá Juma, pronta para degolá-lo.
— Se alguém acredita que esse peão matou o meu pai e uma sucuri sumiu com o corpo, chamem a polícia e vamos tirar isso a limpo! — gritará Renato.
Eles seguirão batendo boca até que Mariana, Filó, Zuleica e Marcelo chegarão no galpão. Por fim, Juma irá liberar o filho de Tenório, mas sob um aviso:
— Se eu ver alguém armado perto da minha filha, eu mato!
A sela de prata ganhará um dono
Finalmente, a disputa entre os filhos de José Leôncio pela antiga sela de prata do Velho Joventino terá um vencedor. Criado lá no início do folhetim, logo que chegou José Lucas, o desafio chegará ao fim com uma "prova" de cavalgada.
Conforme já adiantou a Globo, assim que o sinal der a largada, Jove e Zé Lucas sairão na frente, enquanto Tadeu ficará parado. Tibério, que estará ao lado dele, irá questionar o motivo de o peão ficar parado.
— Se eu fô um Leôncio de verdade, Tibério, eu num posso tê medo de dois peão porquêra que nem eles — afirmará Tadeu, saindo em disparada.
Surpreendendo a todos, o cavalo de Tadeu avançará sobre os oponentes e levará a melhor.
Tadeu descobrirá a verdade
Acontece que nem tudo é tão fácil assim para Tadeuzinho. Logo depois, o peão ouvirá uma conversa entre Zé Leôncio e Filó, por detrás da porta, e descobrirá que não é filho biológico do fazendeiro.
De acordo com a Globo, o rei do gado irá sugerir que sabe que não é pai de Tadeu durante uma conversa casual. Nervosa, a dona de casa irá entregar tudo, mas Zé Leôncio a acalmará dizendo que sempre soube da informação, mas que optou por não cobrar a esposa porque sempre desejou ser pai do peão.
— Pra ele, Zé, num teve ôtro pai... Ele se apegô tanto a ocê que... Avê Maria... Se ele subé da verdade, do jeito que ele lhe qué bem, eu num sei nem o que poderia acontecê.
Os dois vão combinar de guardar segredo. O fazendeiro terminará o assunto afirmando:
— De quarqué jeito, Filó, vâmo esquecê essa história. Pra mim o Tadeu é meu, e tá acabado. Num quero que ele pense o contrário.
Ao que tudo indica, Tadeu escutará com os olhos cheios de lágrimas, mas sairá do quarto sem fazer alarde. Porém, a informação deixará o peão abalado, desejando ir embora da fazenda.
Encontro com o Velho do Rio
No meio do caminho, Tadeu encontrará o Velho do Rio pela primeira vez. Na conversa, a entidade irá revelar que é o Velho Joventino.
O peão irá lamentar não ser filho legítimo de Zé Leôncio:
— Num nasci dele, num tenho o sangue dele nem nada... Sô fio d’uma morena de currutela que nem sabe dizê quem foi o meu pai...
— Nóis num tâmo falâno de sangue... Nóis tâmo falâno de amô — responderá o Velho. — Ocê num ia ganhá minha sela se num fosse um Leôncio.
Casamentos
No final, um casamento em dose tripla vai agitar o Pantanal. Filó e José Leôncio finalmente irão oficializar a relação. José Lucas e Irma também devem aproveitar a presença do padre na fazenda para fazer o casório, assim como Tadeu e Zefa.
O evento será tão badalado que contará com a presença de atores da primeira versão da novela. Cristiana Oliveira, intérprete de Juma Marruá; Giovanna Gold, a Zefa; Ingra Lyberato, que interpretou Madeleine; e Sérgio Reis, que viveu Tibério, estarão na sequência como convidados da festa.
Zé Leôncio vira o Velho do Rio
No fim de Pantanal, o Velho do Rio irá passar seu posto para Zé Leôncio. Na última cena, a entidade terá uma conversa com os filhos de Juma e Irma sobre as lendas da região. Os personagens serão vividos por Theo e Lia Luperi, os filhos do autor de Pantanal, Bruno Luperi.