Oi, oi, oi
Uma década após o fim, "Avenida Brasil" ainda faz sucesso na internet
Cenas marcantes da novela rendem memes até hoje
No dia 19 de outubro de 2012, chegava ao fim uma das novelas de maior sucesso da Globo: Avenida Brasil. A trama de João Emanuel Carneiro apresentava ao público o tão aguardado desfecho do embate de Nina (Débora Falabella) e a vilã Carminha (Adriana Esteves).
O episódio derradeiro parou o Brasil. O Jornal Nacional daquele dia, inclusive, mostrou imagens ao vivo do trânsito de São Paulo e do Rio de Janeiro, e das pessoas no transporte público correndo para chegar em casa a tempo de ver o folhetim.
A audiência atingiu 51 pontos no Ibope e foi visto por 80 milhões de brasileiros, comprovando o fenômeno da história.
Uma década depois, cenas marcantes de Avenida Brasil ainda fazem a alegria da internet, rendendo muitos memes. Confira as melhores:
O grito
Em certo ponto da novela, a personagem de Adriana Esteves pensou que seu companheiro Max (Marcello Novaes) estava morto. Nada disso! Ele estava vivíssimo. Ao se deparar com o — até então — defunto sentado na sala de casa, a vilã soltou um grito daqueles.
"Toca pro inferno, motorista"
A frase dita por Carminha enquanto pegava uma carona para voltar ao lixão é uma das mais lembradas até hoje.
"Me serve, vadia!"
Tão emblemática quanto a fala acima, foi a frase dita por Nina durante sua saborosa vingança contra Carminha. A cena entrou para a lista das mais icônicas da teledramaturgia brasileira.
O congelamento
Essa não é bem uma cena, mas vale ressaltar que novela boa é aquela que te prende do início do capítulo ao fim dele. Avenida Brasil soube muito bem fazer isso. Tanto é que a tela congelada na cena ápice de cada episódio foi um marco da produção. Até hoje, muita gente brinca com o filtro e o som dramático, que eram seguidos pelo "oi, oi, oi".