Falando de Sexo
Ansiedade sexual não é brincadeira
Você não precisa pular da cama e entrar no chuveiro imediatamente
Vira e mexe, na hora da relação sexual, bate um medo de não saber se vai dar certo. Tenho vontade de sair correndo e não transar. Como mudar isso?
Desfrutar do sexo diante de alguma preocupação é um dos maiores problemas na vida sexual das pessoas. A ansiedade bate quando você sente desejo, mas não consegue relaxar.
Normalmente, as mulheres se preocupam com detalhes estéticos, como o formato dos seios ou do bumbum. Já os homens ficam inseguros com o tamanho do pênis, se terão ereção ou agradarão ao par. O problema é que a ansiedade pelo desempenho anula a performance na cama.
Ansiedade sexual não é brincadeira. O medo de não ser aceito ou de falhar na hora H pode levar à incapacidade de transar ou de chegar ao orgasmo.
Como resolver
Em casos extremos, algumas pessoas até evitam o sexo, pois o mero pensamento de intimidade resulta em náuseas ou ataques de pânico. Mesmo as pessoas com ansiedade generalizada podem levar suas inseguranças para a vida sexual.
Existem posturas que pessoas ansiosas sexualmente podem assumir para diminuir o nervosismo na hora da transa e ter um momento divertido com alguém especial. A primeira dica é estabelecer comunicação: se estiver nervoso, diga. Se seu parceiro parecer tenso, pergunte o porquê. Essa é uma maneira eficaz de aliviar os medos e dar ou receber mensagens afirmativas que podem afastar a negatividade de sua mente.
Na coluna de amanhã, seguiremos nesta temática.