Entretenimento



Falando de Sexo

Como amenizar as ondas de calor da menopausa

Bebidas alcoólicas e temperos fortes podem piorar os calores

07/11/2022 - 15h43min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Entrei na menopausa e não suporto esses calores que tenho sentido. É um horror: parece que estou pegando fogo! Como posso amenizar isso?

Amiga, só quem já sentiu entende o seu relato. Esse notório sintoma da menopausa se caracteriza pela onda de calor de início rápido no rosto, pescoço e peito, gotas de suor que brotam ao longo da linha do cabelo e necessidade urgente de colocar as mãos numa bacia de gelo e ir para a frente de um ventilador.

Existe uma teoria predominante sobre o que causa as ondas de calor durante a menopausa: as alterações hormonais afetam a região reguladora da temperatura no cérebro (o hipotálamo), estreitando a faixa de temperaturas que considera toleráveis, fazendo com que reaja exageradamente. Já o suor é uma reação ao calor percebido, que certas substâncias químicas no cérebro, os neurotransmissores, causam. 

Leia outras colunas

Gatilhos

Existem outros gatilhos em potencial: ingerir bebidas alcoólicas pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e a pressão. Seja esse o caso ou não, muitas pessoas relatam que o vinho tinto parece desencadear ondas de calor.

Acredita-se que especiarias e temperos também podem atuar como vasodilatadores. Isso pode ser especialmente verdadeiro para a pimenta. Se você realmente ama o sabor que as pimentas e outros ingredientes dão à comida, experimente semelhantes, mas menos incendiários. Ou seja, a mudança de hábito pode amenizar as ondas de calor que sente agora.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias