Entretenimento



Falando de Sexo

Como apoiar o parceiro com câncer de próstata

Por mais assustador que seja o diagnóstico de câncer, o de próstata tem uma taxa de cura muito alta

17/11/2022 - 14h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Preciso da ajuda de vocês. O meu marido acabou de saber que está com câncer de próstata. Estou perdida, não sei o que fazer.

Obrigada por trazer um tema tão importante. Muito se fala sobre o paciente com câncer de próstata e pouco sobre em que a pessoa que está ao lado dele pode ajudar.

É importante estar atenta ao que você diz – e ao que não deveria dizer – quando vão enfrentar a doença juntos. Concentre-se em apoiá-lo.

Seu parceiro se beneficiará muito por você estar ao lado dele. Seja solidária: diga a ele que quer se envolver, vá às consultas, faça perguntas.

Muitos homens diagnosticados com câncer de próstata simplesmente desligam o cérebro das outras atividades e se preocupam só com as consequências da doença. Por isso, é muito importante que o par processe as informações e dê apoio emocional.

Leia outras colunas

Taxa de cura

Por mais assustador que seja o diagnóstico de câncer, o de próstata tem uma taxa de cura muito alta, especialmente quando detectado precocemente. Se você se preocupa com o que a doença pode fazer se não for tratada, diga ao seu parceiro como se sente.

A cirurgia para enfrentar o câncer de próstata pode ter dois efeitos colaterais importantes: incontinência urinária e disfunção erétil. Ambas as consequências, geralmente, são temporárias. Diga a ele que você estará ao seu lado, apoiando e aguardando as coisas melhorarem.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias