Falando de Sexo
Como é feita a laqueadura tubária
O procedimento é indicado para mulheres que sabem e escolhem, com certeza, que nunca mais querem engravidar
Tenho dois filhos e a absoluta certeza de que não quero mais engravidar, até mesmo porque minha condição financeira não é nada boa e estou satisfeita demais com minha família assim. Aí, a minha mãe disse que eu deveria fazer uma ligadura de trompas. Queria saber o que é isso e se realmente eu não engravidarei novamente se me submeter ao procedimento.
A laqueadura tubária, ou ligadura de trompas, é uma opção cirúrgica permanente de controle de natalidade para pessoas com útero.
O procedimento pode ser realizado a qualquer momento, inclusive durante uma cesariana. Isso não afeta seu ciclo menstrual, mas os grampos inseridos ao redor das trompas de falópio impedem que um óvulo desça dos ovários, onde pode ser fertilizado.
Como uma vasectomia, a laqueadura é um procedimento ambulatorial, mas requer anestesia geral ou bloqueio espinhal (se feito durante uma cesariana).
Prós e contras
A laqueadura tubária é mais de 99% eficaz na prevenção da gravidez, é permanente e não requer manutenção. A desvantagem reside justamente neste ponto: é permanente, o que pode não ser a melhor opção para todos, e requer ser feita por meio de cirurgia.
O procedimento é indicado para mulheres que sabem e escolhem, com certeza, que nunca mais querem engravidar. É bom lembrar que a laqueadura não protege contra infecções sexualmente transmissíveis. É apenas uma forma de esterilização permanente.