Noveleiros
Michele Vaz Pradella: com irmãos como esses, quem precisa de inimigos?
Nas novelas atuais, os rivais de alguns personagens muitas vezes têm o mesmo sangue
Há um filme italiano antigo cujo título é Parente É Serpente (1992). A expressão se aplicaria bem a alguns personagens das novelas, que têm como inimigos seus próprios irmãos. Por amarem a mesma pessoa ou por disputa de dinheiro, alguns manos são piores do que qualquer inimigo.
Na novela das seis, os grandes rivais da trama nem imaginam que têm o mesmo sangue. Em Mar do Sertão, Tertulinho (Renato Góes) se apaixonou perdidamente por Candoca (Isadora Cruz) e chegou a tentar matar Zé Paulino (Sergio Guizé) para ficar com a moça. Anos depois, já sob a identidade de José Mendes, o mocinho voltou e reconquistou sua amada, atiçando ainda mais o ódio do rival. Enquanto isso, Coronel Tertúlio (José de Abreu) guarda um segredo: José também é seu herdeiro. Isso ainda vai causar muita confusão!
Já em Cara e Coragem, Leonardo (Icaro Silva) deu a ordem para matar Clarice (Taís Araujo), mas ela escapou e voltou disposta a provar as falcatruas do irmão.
Em Travessia, Guida (Alessandra Negrini) se casou com Moretti (Rodrigo Lombardi), ex-namorado de sua irmã, Leonor (Vanessa Giácomo). O empresário bem que gosta de ser pivô da discórdia e se finge de desentendido enquanto as manas trocam ofensas e quase saem no tapa.