Falando de Sexo
Como falar com os adolescentes sobre sexo
Alguns pais se sentem desconfortáveis, mas é preciso tocar no assunto
A minha filha está com 13 anos. Preciso conversar com ela sobre sexo, mas não sei bem como dar o primeiro passo, me sinto constrangido. Parece que, ao fazer isso, estou estimulando que dê início à vida sexual.
Alguns pais se sentem desconfortáveis ao pensar que os filhos adolescentes terão uma vida sexual. E alguns relutam em falar sobre essas questões com os jovens, mas é importante.
Como pai, você vai querer ajudar sua filha a ter uma vida sexual saudável e responsável, para que possa tomar as melhores decisões quando se trata de saúde reprodutiva.
Como forma de se preparar para a conversa, é útil anotar os principais pontos que você deseja abordar. Também é uma boa ideia conversar com outros pais que possam estar tendo esse diálogo com adolescentes e jovens adultos. Assim, vai observar como estão tratando o assunto.
Papo franco
É fundamental não pensar nisso como uma conversa que você tem uma vez só e, sim, como um papo que terá com frequência e por partes. Pode começar de forma ampla, falando sobre relacionamentos e, depois, sobre sexo, incluindo proximidade, intimidade e consentimento. Assim, oferece espaço de manobra para a conversa. Você pode usar as notícias para abordar o tema.
Certifique-se de que a sua filha tenha acesso a métodos contraceptivos e saiba como usá-los de maneira correta e consistente. A ideia é pensar em ter essa conversa como uma forma de capacitá-la, para que não se sinta desamparada.