Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda o que são piolhos pubianos e como tratar

A maioria dos casos surge por contato sexual

08/12/2022 - 18h38min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Uma amiga contou que está com piolhos pubianos, que pegou de um cara com quem estava transando. Como isso pode acontecer?

Semelhantes aos piolhos da cabeça, os pubianos (conhecidos como chatos) são parasitas que se alimentam de sangue. Eles não voam ou saltam e são encontrados, principalmente, na área genital de humanos — também podem se instalar no bigode, na barba, nas axilas e nas sobrancelhas.

Embora incômodos, eles não transmitem doenças. São muito pequenos e difíceis de ver, especialmente porque se prendem firmemente à haste dos pelos pubianos. É possível ter e não apresentar sintomas, especialmente se a infestação inicial envolver apenas alguns piolhos e lêndeas. Leva até quatro semanas para que os ovos eclodam e comecem coceiras, irritações e inflamação da região afetada. Um médico pode confirmar uma infestação ativa por meio de exame físico da área genital. 

Leia outras colunas

Causas

A maioria dos casos surge por contato sexual, quando os piolhos se movem dos pelos pubianos de uma pessoa para os de outra. É importante observar que a relação sexual não é a única forma de transmissão, também pode ocorrer pelo contato. Além disso, é possível (mas raro) adquirir piolhos pubianos ao compartilhar peças íntimas, roupas de cama ou toalhas com uma pessoa com infestação ativa.

As formas de tratamento incluem remoção das lêndeas e piolhos com uma pinça ou pente fino, uso de medicamentos inseticidas adequados para pele — na forma de sprays, loções ou cremes — e uso de antiparasitário em comprimido.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias