Entretenimento



Falando de Sexo

Cistite de lua de mel: entenda o que é

Os sintomas decorrem de episódios repetidos de relações sexuais

26/01/2023 - 12h02min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Tenho um novo namorado e, no final de semana passado, fomos para a praia. Transamos muito, mas acho que fiquei com cistite por isso. O que acham?

Se você sentiu queimação ou dor ao fazer xixi, aumento da urgência e frequência urinária ou urina rosada após uma noite de sexo intenso, está com a chamada cistite de lua de mel. 

Os sintomas decorrem de episódios repetidos de relações sexuais, que podem causar irritação da vagina, incluindo lesões microscópicas na pele da região íntima ou inflamação do revestimento da bexiga. Essas pequenas rachaduras na pele permitem que as bactérias entrem na bexiga, especialmente se você não lavá-la fazendo xixi logo após a relação.

Leia outras colunas

Fique atenta

Da mesma forma, se você fizer sexo anal sem proteção e, depois, vaginal ou tiver atividade sexual oral, as bactérias podem entrar na bexiga. Nenhuma mulher está imune a esse risco: estudos descobriram que a relação sexual aumenta o risco de infecções sintomáticas do trato urinário em mulheres de todas as idades.

Se desenvolver febre, dores no corpo e calafrios, juntamente com desconforto vaginal, consulte um médico o mais rápido possível, pois esses sintomas sinalizam infecção. Se você suspeitar que está tendo irritação do trato urinário, em vez de uma infecção, o uso de um produto de venda livre pode aliviar os espasmos e a dor da bexiga. 

Para acelerar sua recuperação, mantenha-se bem hidratada, pois isso ajuda a eliminar as bactérias. Além disso, evite manter relações sexuais até que os sintomas desapareçam.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias