Falando de Sexo
Como lidar com a endometriose
É importante aliar o tratamento da doença com a psicoterapia
Tenho endometriose e o médico que me trata mandou eu procurar uma terapeuta sexual para me ajudar a lidar com isso. Mas como uma psicóloga sexual pode me ajudar?
Embora a endometriose seja uma doença física, às vezes, as pacientes começam a associar sexo com dor e desenvolvem um medo antecipado. O cérebro começa a esperar a dor antes que ela aconteça, fazendo com que o corpo se desligue física e emocionalmente. Um terapeuta sexual pode trabalhar essa questão.
Confiança
A terapia sexual ajudará a recuperar a confiança em seu corpo e aprender maneiras de explorar outros modos de sexo com seu parceiro, que podem não incluir relações sexuais. Cada caso é diferente. Você pode querer falar com um terapeuta sexual que esteja familiarizado com a dor pélvica. É importante encontrar alguém que incorpore seu parceiro, se é isso que você deseja.
Por outro lado, o terapeuta pode lhe dar as habilidades para discutir isso com seu parceiro por conta própria. Em alguns casos, os parceiros não entendem o que é a endometriose, e se sentem rejeitados. Acreditamos que a combinação entre a remoção da endometriose, a fisioterapia pélvica e a terapia sexual ajudará a aliviar muitas relações sexuais dolorosas e outros problemas iminentes de qualidade de vida causados pela doença.
É preciso uma abordagem multidisciplinar para viver melhor sua vida com endometriose.