Entretenimento



Falando de Sexo

Como orientar os adolescentes sobre prevenção

O que importa é garantir que eles terão uma vida sexual saudável

23/01/2023 - 14h55min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A minha irmã adolescente faz sexo e não se previne. Isso acontece há algum tempo, mas só soube agora. O que fazer?

Como a situação ocorre há algum tempo, vamos explicar como ela pode se cuidar. Geralmente, os adolescentes não perguntam sobre sexo, porque acham que já sabem de tudo ou por não se preocuparem mesmo. Então, a rede de proteção é quem dá esse passo, como você está fazendo.

Quando alguém decide que vai transar, não há mãe, pai ou qualquer pessoa que segure: vai fazer e ponto. Porém, o que importa é garantir que terá uma vida sexual saudável. Primeiramente, leva-a ao ginecologista.

Leia outras colunas

Infecções

Os jovens sabem que existem as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que precisam se proteger, mas, muitas vezes, não conseguem tomar a decisão de não transar se não tiverem o preservativo. Alguns têm uma certa inocência perante o contágio ou uma percepção equivocada de que a doença é visível, que notariam se houvesse algo errado com o par. E não é assim que funciona. Existe também a inconsequência: muitos fazem uma espécie de roleta-russa, confiando na sorte. As infecções mais comuns entre os adolescentes são herpes e HPV.

O melhor conselho é a dupla proteção. É preciso usar camisinha sempre, para se prevenir de doenças, além de um método contraceptivo de longo prazo, para evitar uma gestação na adolescência.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias