Falando de Sexo
O problema é a desinformação sobre HIV
O momento da revelação da soropositividade para o parceiro é difícil
Há um tempo, descobri que tenho HIV. Tomo a medicação e, hoje, estou com as taxas indetectáveis. No entanto, estou sem coragem de me relacionar.
O momento da revelação da soropositividade de uma pessoa para sua parceria, no início de um relacionamento sorodiferente – aquele em que um vive com HIV e o outro não – é difícil. Os maiores problemas são a falta de informação e o medo de pegar o vírus. Não existem chances disso acontecer se o soropositivo da relação estiver se tratando corretamente. Sem dúvida, a preocupação com prevenção de indivíduos que têm HIV costuma ser enorme. Aliás, é muito mais seguro transar com pessoas soropositivas e indetectáveis do que com pessoas que desconhecem sua sorologia (pois não estão se tratando, podendo, portanto, transmitir o vírus).
Como contar
Antes de revelar, dê uma sondada, veja se a pessoa tem estrutura para saber. No caso do outro não ter maturidade, converse sobre o assunto, dê o máximo de informações. Caso isso não funcione, pule fora.
Se você for solteiro, estiver preocupado em arrumar um parceiro e com receio de contar, não se deixe levar pelo medo. Sempre use preservativo e deixe a vida seguir seu caminho. Quem verdadeiramente ama estará sempre próximo do(a) parceiro(a), independentemente do que aconteça.