Onda de azar
Turnê cancelada, problemas de saúde e divórcio marcaram o ano de Arthur Aguiar, vencedor do "BBB 22"
Artista lançou carreira de palestrante após a experiência no reality
Em momentos-chave de sua trajetória vitoriosa no BBB 22, Arthur Aguiar fez questão de usar uma jaqueta estilizada com pedras, tachas e pontos de luz. Conforme ele mesmo dizia, a peça era um amuleto da sorte, parte supersticiosa da elaborada estratégia que o fez ir de "cancelado" a "queridinho" do Brasil nos 100 dias em que ficou confinado.
Se o item de vestuário tem ou não algum poder sobrenatural, é impossível dizer. Mas desde que o guardou na mala para voltar para casa, uma onda de azar parece ter atingido a vida do cantor e ator. Ao longo do ano, Arthur teve que cancelar uma turnê musical, precisou passar por duas cirurgias, terminou mais uma vez o casamento com Maíra Cardi e enfrentou zoações na internet por seu pós-BBB ter sido muito diferente dos de Juliette e Thelma Assis, campeãs das duas edições anteriores.
Enquanto alguns dizem que a carreira do campeão do BBB "flopou", a fiel padaria (como ele chama seu grupo de fãs) faz questão de lembrar que ele também teve conquistas depois que o programa acabou. Arthur apareceu em um filme lançado nos cinemas e exibido na Globo, e também deu largada na carreira de palestrante.
A seguir, GZH relembra momentos marcantes do ano de Arthur Aguiar:
Turnê cancelada
Arthur Aguiar havia deixado claro, logo que ganhou o BBB 22, de que o seu plano dali em diante era focar na carreira musical. Ele já tinha experiência em canto pela participação na novela Rebelde, de 2011, e havia deixado duas músicas prontas antes de entrar na casa mais vigiada do Brasil. Quando saiu, as canções já estavam lançadas, mas nenhuma chegou a estourar.
Para piorar a situação do "pãozinho", a música Fora da Casinha acabou virando piada na internet depois que ele a interpretou com requintes de desafinação em uma participação no Encontro com Fátima Bernardes.
Além disso, a turnê que ele havia planejado para julho acabou tendo que ser adiada (e, depois, cancelada) em cima da hora. Na época, Arthur alegou que foi aconselhado por médicos a tratar uma hérnia inguinal na região do abdômen. As más-línguas, no entanto, diziam que na verdade os shows não estavam tendo muita procura por parte do público.
Problemas de saúde
Na longa publicação do Instagram em que anunciou o adiamento da turnê, Arthur disse que precisaria passar por dois procedimentos. Um era para corrigir a hérnia, que segundo ele foi diagnosticada antes de ele entrar no BBB.
"A dor vem aumentando e eu vinha conversando com meu médico, tentando adiar a cirurgia o máximo possível, mas, infelizmente, com a piora rápida ele pediu para eu operar antes da turnê porque uma complicação mais grave pode acontecer devido aos movimentos e esforços envolvidos em todo o processo, e a situação será infinitamente maior", escreveu.
Já a segunda cirurgia foi no nariz para, segundo Arthur, ajudá-lo a "cantar, respirar e dormir" melhor.
Flopado?
Em abril, veio à tona a notícia de que a Globo não quis renovar o contrato com Arthur após o BBB. Na época, havia sido cogitado que ele teria um documentário lançado no Globoplay, como ocorreu com participantes de edições anteriores, mas o plano acabou não indo para frente.
Paralelamente, o público começou a notar que as publicidades que o campeão do BBB 22 vinha fazendo eram de marcas pouco conhecidas. Em uma ocasião, ele chegou a fazer um sorteio de celulares no Instagram, atitude pouco usual para vencedores do reality.
Outra polêmica desse período foi a ausência de Arthur no badalado Baile da Vogue. Em resposta às piadas de que o marido estava "flopado", Maíra Cardi justificou que ele estava "com a agenda entupida":
— Já fizemos infinitamente mais que o prêmio (em dinheiro) do BBB. Acho que nunca negamos tantas publicidades por não dar conta de fazer tudo — garantiu a coach nas redes sociais. — Se tem uma coisa que eu sei fazer nessa vida é negociar, é fazer publicidade. Convidados para festa somos o tempo todo, mas isso não enche o bolso.
Em agosto, Arthur deu uma entrevista e disse que não entendia os ataques que sofria e que, por conta disso, já chegou "a ponto de querer desistir".
— Você me vê atacando alguém? Me vê instigando, falando mal de alguém? Não, eu não faço isso — afirmou, ao Metrópoles. — Para mim, o que acontece é que essas pessoas não gostam de mim por algum motivo, e elas têm todo o direito de não gostar, mas também ficam batendo sem parar em algo que não existe, ficam buscando algo para ficar me batendo.
Divórcio
Seis meses após o fim do BBB 22, Arthur e Maíra anunciaram o fim do casamento. Entre altos e baixos, a empresária e o ator já haviam terminado outras duas vezes. Em junho de 2020, Maíra inclusive detalhou publicamente as traições do cantor.
Apesar do término, os ex-BBBs demonstram manter uma boa relação, diferente das outras vezes em que acabaram com a união. No último Natal, eles compartilharam fotos celebrando juntos, ao lado da filha Sophia, que tem quatro anos.
Série na Globo e vida de palestrante
Mas nem só de más notícias viveu Arthur Aguiar em 2022. Em julho, ele viajou a Nova York para apresentar a palestra De cancelado a queridinho do Brasil, na qual fala sobre sua passagem pelo BBB, durante o evento Poder do Network. Questionado, ele disse que pretendia investir na carreira de palestrante paralelamente à de cantor.
Em 2022, também chegou aos cinemas o filme infantil Pluft, o Fantasminha, adaptação da famosa peça de teatro de Maria Clara Machado, no qual Arthur interpreta um marinheiro. Em janeiro deste ano, a produção foi transformada em uma minissérie e teve seus episódios exibidos aos domingos na TV Globo.