Quarta disputa
Pela segunda semana consecutiva, Gustavo vence a prova e é o novo líder do "BBB 23"
Caubói escapou do paredão, ao qual foi indicado pelo Big Fone na manhã desta quinta-feira
A prova do líder movimentou a casa mais vigiada do Brasil nesta quinta-feira (9). Apenas 16 jogadores participaram da quarta disputa, mas o grande vencedor da noite no BBB 23 foi Gustavo, pela segunda semana consecutiva. Ele se manteve como líder e escapou do paredão.
Gustavo e Bruno Gaga, que foram emparedados após Caubói atender o Big Fone na manhã desta quinta e indicar o colega para ir com ele, puderam participar da disputa caso não fossem vetados. Se algum deles vencesse, poderia deixar o paredão — caso de Gustavo.
Caubói, como líder da semana anterior, pôde vetar uma pessoa e escolheu Ricardo. Retornando da berlinda, Cezar Black e Gabriel Santana também puderam vetar jogadores. Cezar vetou Cara de Sapato, e Gabriel, MC Guimê.
Entenda a dinâmica
A prova foi dividida em duas fases: na primeira, os confinados competiam em grupos, ligados uns aos outros pelas mãos. O objetivo era montar um quebra-cabeças em uma mesa de bar no menor tempo possível. O grupo deveria acionar um botão de cronômetro para iniciar e finalizar o desafio. O grupo que vencesse passaria para a fase final.
Os primeiros foram Paula, Bruno, Gabriel Santana e Amanda. Eles completaram o quebra-cabeças em 274 segundos. O segundo grupo foi o de Cezar, Key Alves, Gustavo e Cristian, com um tempo melhor, atingindo 214 segundos. Em seguida, foi a vez de Domitila, Fred Nicácio, Marvvila e Sarah Aline, que não conseguiram vencer o grupo anterior. Por último, Fred, Larissa, Aline Wirley e Bruna Griphao montaram o jogo em menor tempo, mas da maneira errada e foram desclassificados.
Classificados para a final, Cezar, Key Alves, Gustavo e Cristian disputaram individualmente. Eles deveriam arremessar uma bola com uma catapulta, com direito a cinco tentativas cada. Quem fizesse mais pontos, venceria e viraria o líder.
Na última rodada, a decisão ficou entre Cezar e Gustavo, que venceu a disputa. Caubói então pegou as pulseiras e dividiu a casa entre vip (Key Alves, Fred Nicácio, Cristian, Sarah e Domitila Barros) e xepa.