Para repetir o sucesso
Xuxa Meneghel aceita convite de Janja para ser embaixadora da campanha de vacinação
Apresentadora gaúcha esteve à frente de campanhas de êxito nos anos 1980 e 1990, quando doença foi erradicada graças à vacinação
A primeira-dama Janja Silva usou as redes sociais para anunciar que Xuxa Meneghel foi convidada pelo Ministério da Saúde para ser embaixadora da nova campanha de vacinação no Brasil. O convite foi aceito pela apresentadora, que esteve nesta sexta-feira (3) no Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, na zona sul do Rio, para se encontrar com a socióloga e outras representantes do governo.
Além de Xuxa e Janja, as ministras Nísia Trindade (Saúde), Cida Gonçalves (Mulheres) e Daniela Carneiro (Turismo), também participaram do encontro. O grupo e alguns assessores discutiram a importância da retomada da campanha de vacinação no país, após números apontarem quedas nos últimos anos.
O Ministério da Saúde planeja que a campanha comece em fevereiro. A pasta divulgou o cronograma do Programa Nacional de Vacinação para melhorar os índices de imunização do país. "Xuxa foi convidada pela ministra Nísia como a primeira embaixadora da campanha de vacinação do Ministério da Saúde, que começa em fevereiro. Zé Gotinha ganhou a Rainha dos Baixinhos como aliada!", publicou o ministério.
Parceria antiga
Não é a primeira vez que Xuxa é parceira de Zé Gotinha. Ainda nos anos 1980, ela estrelou a campanha de vacinação que bateu recordes e foi reconhecida até pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Depois, a campanha "Xô Sarampo" também fez sucesso. Mais recentemente, em 2018, Xuxa voltou a emprestar sua imagem, dessa vez ao lado da Galinha Pintadinha, na Campanha de Vacinação. Na época do lançamento de 2018, Xuxa relembrou das parcerias.
“Fui convidada para fazer a campanha nos anos 90, quando a doença ainda não era erradicada. Com a campanha eu pude fazer parte desta grande conquista que foi vacinar 94% das crianças com o conceito ‘gotinha, gotinha e tchau, tchau paralisia infantil’. Fico muito feliz por ter deixado minha sementinha".
De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, publicados pelo F5, a cobertura vacinal da população chegou, em 2021, com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e, em 2019, de 73%. A campanha deste ano está prevista para começa no dia 27 de fevereiro.
Cerca de 68 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos de saúde para receber a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid e 19 milhões não foram tomar a segunda dose.