Estrelas da Periferia
A força do trap independente: MC Bruninho aposta em parcerias para impulsionar a carreira
Artista acredita que é necessário fortalecer a relação entre os trappers do Rio Grande do Sul
Natural de São Leopoldo, no Vale do Sinos, Bruno Mousquer Ivo começou a cantar no coral da igreja que a família frequentava, aos 11 anos, e nunca mais desgrudou da música. Aos 25, conhecido como MC Bruninho, ele se aventura no trap, no funk e aposta em parcerias musicais.
Aos 13 anos, escreveu seu primeiro funk. Na época, a ideia era lançar a música em colaboração com um amigo, mas o som acabou não saindo.
– Eu fiz a letra da minha parte, ele fez a dele, mas a música acabou não acontecendo. A gente não tinha experiência e conhecimento para produzir – relembra.
Em um estúdio improvisado, com produção do DJ Matheus Silva, Bruninho lançou sua primeira faixa em 2018. Chama a Novinha no Whats alcançou a marca de cinco mil visualizações em apenas cinco horas, na época.
– Era no quarto dele, tinha um microfone e o PC desligando o tempo todo, situações precárias mesmo, mas aquele som me fez acreditar de verdade na música. Hoje, o DJ Matheus está fazendo barulho também – conta.
Atualmente, Bruninho aposta em produções com outros artistas e em projetos independentes. Ele se aventura em diferentes estilos musicais, de acordo com as parcerias de cada som, surfando entre o funk e o trap.
– Faço feats com diversos artistas de dentro e fora do Estado. Um trabalho 100% independente, sem ajuda de empresário, sem nada – explica.
Valorização local
Sobre o seu processo de criação e produção, Bruninho revela que as letras surgem ao natural em sua cabeça. Ele prioriza a criação de um refrão e, posteriormente, busca artistas para participar da música.
Para MC Bruninho, o movimento do trap no Sul passa por um momento delicado. Ele acredita que é necessário ter união entre os artistas do Estado para o crescimento de todos:
– A valorização depende de nós mesmos, todo mundo abraçar a causa e focar no crescimento, sem vaidade.
Por isso, Bruninho tem artistas locais como inspiração e referência, como New e Nickdilla. Ele também destaca os DJs Matheus Silva e Cozy, que lhe auxiliam nas produções do funk e do trap.
Conciliando a carreira na música com a vida de empreendedor, o artista acredita que a falta de um empresário o prejudica.
– Eu encontro a dificuldade na falta de conhecimento, o empresário te orienta a ir por aqui ou por ali, te ajuda na tomada de decisões – pontua.
Apostando em sua versatilidade, MC Bruninho quer emplacar diversas parcerias com outros artistas. Segundo ele, essa é uma forma de fortalecer a relação entre os trappers do Estado.
– Eu vou do trap ao funk, ao funk consciente, para o trap-funk, esse é meu diferencial. Acredito que os feats são uma grande porta para o crescimento em conjunto da cena toda – avalia.
Novidade
E o próximo feat já está pronto. Com participação do MC Panda, de São Paulo, e produção do DJ Matheus Silva, a música Nível de Safadeza deve ser lançada em breve.
– Eu gosto de passar um flow, uma levada da hora. Assim, quero lançar muitas parcerias nesse ano, dando seguimento a essa coisa de “o cara dos feats” – projeta.
Além de viver exclusivamente da música, MC Bruninho também sonha em tocar no Rap in Cena, um dos principais festivais de rap e trap do Brasil, que ocorre uma vez por ano em Porto Alegre:
– Quero levar músicas de qualidades para as pessoas, quero que se identifiquem com as letras. O Rap in Cena é o palco que ainda quero pisar, tocar para um grande público lá.
Pitaco de Quem Entende
Hans Ancina, DJ e comunicador da rádio 92 (92.1 FM), comenta sobre o som do artista:
– Uma das coisas que mais agregam, não somente na cena do trap, mas na música em geral, são as parcerias. Fortalecer o trabalho de vários artistas é uma forma genuína e talentosa de mostrar o seu próprio. Nisso, o Bruninho está mandando muito bem.
AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!
/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone para lucas.oliveira@diariogaucho.com.br.
/// Para falar com o artista, ligue para (51) 99854-8370.
*Produção: Lucas de Oliveira