Entretenimento



Falando de Sexo

Como falar com adolescentes sobre vida sexual

Pais que dão orientação criam filhos mais conscientes e sadios

06/03/2023 - 15h03min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Fui pai muito jovem, aos 17 anos, e acabei ficando com a guarda da minha filha, pois a mãe não tinha a menor condição emocional para isso. Agora, ela está entrando na adolescência, já ficou menstruada, e acho que devo conversar com a minha filha sobre sexo, mas fico meio sem jeito. Preciso de dicas.

Amigo, talvez você se sinta um pouco constrangido e desconfortável de falar sobre anticoncepção, cuidados e doenças sexualmente transmissíveis com a sua filha, mas ela precisa ouvir isso diretamente de você. 

É uma conversa, não uma ameaça ou castigo! Se já menstrua, pode engravidar. Metade das meninas que estão no Ensino Médio tem relações sexuais pelo menos uma vez. Cerca de metade dos novos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a cada ano, está em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 15 a 24 anos. 

Leia outras colunas

O que abordar

Fale com ela sobre o controle da natalidade, incluindo a pílula do dia seguinte. Deixe claro que ter relações sexuais desprotegidas, mesmo sendo apenas uma vez, pode engravidá-la ou levá-la a contrair uma DST, inclusive no sexo oral. Aborde os temas sem fazer terrorismo! 

Muitos jovens com DST não apresentam sintomas, por isso, podem não saber que estão infectados. Mostre como funciona uma camisinha. Deixe que ela saiba que é uma das melhores maneiras de se proteger contra  gravidez e doenças. 

Fale sobre as paixões. Não ignore os sentimentos da sua filha. Ensine-a a tomar decisões inteligentes. Diga que o respeito é parte importante de um relacionamento saudável. Ressalte sobre a pressão dos colegas, que pode fazer a adolescente ir sexualmente mais longe do que ela quer ou está pronta. Converse sobre como lidar com isso. 

Pais que dão orientação, sem ameaçar ou punir, criam filhos mais conscientes e sadios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias