Falando de Sexo
Cisto no ovário: causas, sintomas e tratamento
O tratamento varia com a idade, o tipo e tamanho do cisto e dos sintomas
A minha irmã foi fazer uma ecografia, porque estava inchada e com dor na parte inferior da barriga. Acabou descobrindo que está com cisto no ovário. O que é isso? Eu também posso ter?
Calma, amiga! Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquido e provavelmente benignos. Eles são comuns e se formam durante a ovulação. Muitas mulheres de todas as idades terão essa condição em algum momento da vida.
A maioria dos cistos ovarianos são pequenos, inofensivos e desaparecem sem tratamento. Em alguns casos, há sintomas, especialmente quando acontece rompimento ou crescimento do cisto. Isso exigirá intervenção médica, incluindo a retirada dele ou do ovário.
Os sintomas mais comuns são inchaço, dor pélvica ou na parte inferior do abdômen, no lado em que está o cisto.
Outros sinais
Sinais menos comuns incluem desconforto na parte inferior das costas e coxas, problemas para esvaziar completamente a bexiga ou o intestino, dor durante o sexo e no período menstrual.
A maioria dos cistos ovarianos se desenvolve como resultado do seu ciclo menstrual. Seus ovários normalmente desenvolvem folículos (estruturas semelhantes a cistos) a cada mês. Eles produzem os hormônios e liberam um óvulo. Se um folículo mensal normal continuar crescendo, é conhecido como um cisto funcional. Os cistos são mais propensos a desaparecer em mulheres que ainda estão menstruadas.
O tratamento varia com a idade, o tipo e tamanho do cisto e dos sintomas. Quando não há sintomas, o médico pode esperar e ver se o cisto desaparece dentro de alguns meses. Ele também pode recomendar ultrassonografias pélvicas para acompanhar se muda de tamanho.