Entretenimento



Falando de Sexo

Herpes: causas, sintomas e tratamento

É uma doença sexualmente transmissível, causada por vírus, comum e incurável

02/04/2023 - 16h45min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com uma ferida na vagina, sai uma água dela. O meu namorado acha que pode ser herpes. Ele disse que tem e, como transamos sem camisinha, eu posso ter contraído isso. Como posso saber se estou com herpes?

Sempre falamos que o uso de preservativo é muito importante. Herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por vírus, comum e incurável.

Muitas pessoas com herpes são assintomática ou apresentam sintomas tão leves que nem percebem. Quando os sinais ocorrem, as lesões geralmente aparecem como bolhas pequenas e doloridas nos órgãos genitais, reto ou boca. Em média, o surto inicial ocorre quatro dias após a exposição, variando de dois a 12 dias. As bolhas se rompem e deixam feridas que podem levar de duas a quatro semanas para cicatrizar. Durante o primeiro surto, as lesões duram mais e são mais contagiosas. 

Leia outras colunas

Outros sinais

Outros sintomas são febre, dores no corpo e na cabeça e gânglios linfáticos inchados. Sinais adicionai como ardor ao urinar e coceira também podem ocorrer.

Crises recorrentes de herpes genital são comuns. Muitas pessoas podem sentir que um surto se aproxima por causa de dor genital ou formigamento ou dores agudas nas pernas, quadris ou nádegas. Os surtos recorrentes são geralmente mais curtos e menos graves do que o inicial e podem diminuir em frequência ao longo do tempo. 

Não há cura para herpes, mas existem medicamentos que podem prevenir ou encurtar os surtos. O uso correto de preservativos de látex sempre que você faz sexo pode reduzir o risco de transmissão ou infecção. Quem tem herpes deve evitar transar enquanto tiver lesões ou sintomas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias