Falando de Sexo
HIV: prevenção e tratamento
O uso de camisinha demonstrou ser altamente eficaz na prevenção não apenas da infecção pelo HIV, mas também de outras DSTs
Como faço para reduzir o risco de contrair o vírus HIV?
Compreender fatores de risco pessoais pode ajudá-lo a encontrar maneiras de reduzir a chance de contrair HIV. O vírus da imunodeficiência humana gera uma infecção evitável e tratável, que ataca o sistema imunológico. Se não for tratada, a condição pode causar danos graves ao sistema imunológico e levar à síndrome da imunodeficiência adquirida, que coloca as pessoas em risco de vida.
O HIV está presente em fluidos corporais, incluindo sangue, sêmen, fluido pré-seminal, fluidos retais, fluidos vaginais e leite materno dos infectados. Pode ser transmitido por meio de relação sexual com pessoa infectada sem o uso de preservativos, compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis, reutilização de objetos cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados.
Use camisinha
O uso de preservativos demonstrou ser altamente eficaz na prevenção não apenas da infecção pelo HIV, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A camisinha, quando usada corretamente, vai protegê-lo do HIV e DSTs durante o sexo anal, vaginal ou oral e até mesmo se estiver usando brinquedos sexuais.
A eficácia dos preservativos depende de colocá-los corretamente, descartá-los após a atividade sexual e nunca reutilizá-los. Não devem ser guardados na carteira ou no bolso, porque podem ser danificados por calor e fricção.