Entretenimento



Falando de Sexo

Infecção na vagina é algo normal

Algumas mulheres parecem ser mais propensas a infecções na região íntima

27/04/2023 - 15h43min

Atualizada em: 27/04/2023 - 15h46min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com ardência, coceira e um cheiro desagradável na minha vagina. Transo pouco, sempre com o meu parceiro, usamos camisinha. O que pode ser?

Amiga, o melhor caminho é sempre procurar seu ginecologista. Ardor, coceira e odor desagradável são apenas alguns dos sintomas comuns de infecções vaginais. Os tratamentos variam de acordo com a condição, por isso é importante saber qual tipo de infecção vaginal você tem. Infecções e inflamação vaginais são muito comuns, tanto que a maioria das mulheres experimentará uma ou outra e, provavelmente, ambas durante a vida. 

Os sintomas de infecção vaginal podem incluir corrimento, coceira, queimação, dor e odor. Algumas mulheres parecem ser mais propensas a infecções na região íntima do que outras por razões que não são totalmente óbvias.

Uma vagina normal e saudável contém bactérias, mas algumas situações podem causar alterações na condição íntima, permitindo o crescimento excessivo do número de bactérias. São elas: ducha com água ou outros líquidos, alterações nos níveis hormonais femininos, consumo de antibióticos, sexo vaginal, gravidez e amamentação.

Leia outras colunas

Tipo mais comum

Existem três tipos comuns de infecções vaginais: fúngica, vaginose bacteriana e tricomoníase (que é uma infecção sexualmente transmissível). A mais comum, a fúngica ou candidíase, é causada por um fungo conhecido como candida albicans. Pode causar coceira vaginal e vermelhidão da vulva (os lábios da área genital feminina externa).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias