Falando de Sexo
Pênis torto: quando é preciso se preocupar?
O problema afeta aproximadamente 10% dos homens em todo o mundo
Meu pênis é curvado. Às vezes, quando ereto, sinto dor.
Alguns homens têm uma curvatura no pênis. Isso interfere na função sexual e causa dor. Esse tipo de questão afeta aproximadamente 10% dos homens em todo o mundo, embora poucos reconheçam a condição do órgão curvo.
Causas
Há duas causas: uma é congênita (você nasceu assim), a outra é decorrente de alguma cicatriz adquirida ao longo da vida, o que caracteriza a doença de Peyronie, que apresenta vários sintomas diferentes – podem ser físicos e até psicológicos. No entanto, os sinais físicos que caracterizam o problema são a formação de placa (cicatriz) no pênis que leva à curvatura, dor no local e dificuldade em realizar a penetração nas relações sexuais. Esses problemas físicos desencadeiam problemas psicológicos como vergonha, ansiedade, depressão e recusa do sexo. Eles sentem a masculinidade comprometida por não conseguirem mais ter uma performance sexual como antes da curvatura. Alguns homens também podem se sentir envergonhados com a aparência do pênis torto.
Algumas condições (com pouca comprovação científica) podem aumentar essa curvatura, como usar calças ou cuecas apertadas quando o pênis está ereto ou semiereto, dormir de bruços (o homem pode ter de três a quatro ereções por noite, enquanto dorme), masturbar-se freneticamente, esfregando o órgão sexual de uma forma que possa dobrá-lo.
Em geral, quando o par mantém posição ativa na relação, o risco de lesão é maior, pois o pênis fica predisposto ao trauma. Neste caso, deve tomar cuidado para que o órgão não escape e o peso do corpo recaia sobre ele. Se percebe curvatura em seu pênis, procure um urologista para antecipar o tratamento e não comprometer a vida sexual.