Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba mais sobre a endometriose

O excesso de estrogênio ou a desregulação do hormônio pode estimular o problema

24/04/2023 - 15h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Quero engravidar e estou tentando faz três meses. Sempre tive meu ciclo menstrual irregular. Tenho cólica frequentemente, que parece uma pressão na barriga, violenta, além de dor para transar. Quando menstruo é pior ainda! Minha mãe disse que pode ser endometriose, pois ela tem. Será que é?

Amiga, você precisa consultar seu ginecologista para que ele te dê um diagnóstico preciso e faça seu acompanhamento. A endometriose é uma condição crônica e muitas vezes dolorosa. O endométrio é o revestimento do útero, a endometriose ocorre quando o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero em outros órgãos, como ovários, trompas de falópio, intestino e paredes externas do útero. A dor associada à endometriose pode variar muito. A gravidade da doença não está relacionada com o grau de dor e pode, sim, ter um fator genético, como disse sua mãe. 

Leia outras colunas

Fatores de risco

O excesso de estrogênio ou a desregulação do hormônio pode estimular a endometriose. Outros fatores que podem contribuir para o diagnóstico de endometriose é se você começou seu período menstrual em uma idade precoce, se seus ciclos menstruais mensais são curtos (menos de 27 dias), se você tem períodos menstruais intensos e que duram mais de sete dias. 

Exercite-se mais de quatro horas por semana. O exercício regular e uma menor quantidade de gordura corporal ajudam a diminuir a quantidade de estrogênio circulando pelo corpo. O álcool aumenta os níveis de estrogênio, então reduza o uso. Mas, acima de tudo, procure um médico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias