Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba mais sobre a herpes zoster

O indivíduo contaminado pode demorar anos para desenvolver os primeiros sintomas

09/04/2023 - 17h46min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Minha namorada ficou muito braba perguntando se eu a traio, pois ela estava com herpes zoster. Fui para a internet e vi que esse tipo de doença não pega só através do sexo. Ela, então, disse que queria escrever para ver o que vocês dizem sobre essa questão de um de nós ter gerado esse vírus por conta do estresse.

Antes de mais nada eu gostaria que pensassem em como está a confiança entre vocês. Sair acusando um ao outro sobre como aconteceu a contaminação envolve problemas no relacionamento.

Leia outras colunas

Contaminação

A herpes é uma doença que se pega através do contato direto com a ferida do herpes de alguém, pelo beijo, mas também no banheiro, pela roupa ou até mesmo pelo ar, no caso da herpes zoster que é aquela que geralmente aparece nas costas ou abdômen. A herpes zoster é a reativação do vírus da catapora que se manifesta num local específico, quando há uma baixa do sistema imunológico. O indivíduo contaminado pode demorar anos para desenvolver os primeiros sintomas.

Mães com herpes podem transmitir ao recém-nascido durante o parto. O vírus da herpes labial ou genital pode ser transmitido inclusive se a pessoa não tiver sintomas. Mesmo usando preservativo, pode não proteger o parceiro. 

Os sintomas da herpes genital podem começar como pequenas bolhas dolorosas que cicatrizam dentro de algumas semanas, bolhas e feridas formando ínguas, áreas avermelhadas em torno de seus órgãos genitais, sem dor, coceira ou formigamento. Não há cura para a herpes genital. Mas os sintomas podem ser diminuídos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias