Entretenimento



Reprise no ar

Por onde anda o elenco de "Mulheres Apaixonadas"

Personagens da novela de 2003 marcaram época ao debater temas como violência doméstica e alcoolismo

29/05/2023 - 10h44min


GZH
Gianne Carvalho / Globo
Helena (Christiane Torloni) era irmã de Hilda (Maria Padilha) e Heloisa ( Giulia Gam) em "Mulheres Apaixonadas"

Helena, Dóris, Santana, Raquel: poucas novelas da história brasileira têm tantas personagens icônicas quanto Mulheres Apaixonadas, que estreou em 2003 e ganha, a partir desta segunda-feira (29), uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo

Com o foco nas mulheres, a trama de Manoel Carlos aborda o ponto de vista delas sobre temas que vão da violência doméstica ao alcoolismo, passando pelas relações familiares e amorosas.

Ao debater esses assuntos, a novela alcançou grande repercussão, eternizando seus personagens. Alguns atores, como Regiane Alves, Helena Ranaldi e Bruna Marquezine (que tinha apenas oito anos na época), interpretaram, no folhetim, papéis que marcaram suas carreiras.

Por onde anda o elenco de Mulheres Apaixonadas

Christiane Torloni

Globo / Divulgação
Christiane Torloni foi a protagonista Helena em "Mulheres Apaixonadas"

Christiane Torloni foi a protagonista Helena em Mulheres Apaixonadas. Na trama, ela se via dividida entre o marido, Téo (Tony Ramos), com quem vivia um casamento desgastado, e César (José Mayer), seu ex-namorado do passado.

Torloni está longe das novelas desde que fez Carmem em O Tempo Não Para (2018). No ano passado, ela lançou Amazônia, o Despertar da Floresta, documentário  que dirigiu com Miguel Przewodowski e que está disponível no Globoplay

A atriz, hoje com 66 anos, é conhecida por seu ativismo em defesa da floresta amazônica.

Regiane Alves

Gianne Carvalho / TV Globo/Divulgação
Regiane Alves marcou época com a personagem Dóris, que agredia os avós, em "Mulheres Apaixonadas"

Em Mulheres Apaixonadas, Regiane Alves interpretou Dóris, uma das personagens mais lembradas do folhetim e uma das mais marcantes de sua carreira. Na trama, a patricinha humilhava e agredia seus avós. Anos depois, Regiane contou que era difícil sair na rua por conta da repercussão da personagem.

Hoje, Regiane tem 44 anos e segue atuando na Globo. Ela está no elenco de Vai na Fé, no papel de Clara.

Helena Ranaldi

Reprodução / Globo
Raquel (Helena Ranaldi) sofria violência doméstica do marido Marcos (Dan Stulbach) em "Mulheres Apaixonadas"

Professora de Educação Física, Raquel (Helena Ranaldi) sofria violência doméstica do marido Marcos (Dan Stulbach). Em cenas impactantes, o agressor usava uma raquete de tênis para machucar a companheira sempre que ela ameaçava denunciá-lo. 

Aos 56 anos de idade, Helena Ranaldi está sumida das telinhas desde 2014, quando trabalhou na novela Em Família. Atualmente, se dedica ao teatro e também trabalha como produtora de teatro e cinema.

Giulia Gam

João Miguel Junior / Globo
Giulia Gam interpretou Helô em "Mulheres Apaixonadas", esposa de Sérgio (Marcello Antony)

Outro relacionamento abusivo explorado na novela foi o do casal Helô (Giulia Gam) e Sérgio (Marcello Antony). A mulher tinha um ciúmes obsessivo do marido, chegando a ter que frequentar reuniões de um grupo de apoio chamado Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA).

A personagem foi uma das mais marcantes da carreira de Giulia, que seguiu atuando em novelas como Ti Ti Ti e A Favorita. Em 2014, porém, ela teve que se afastar do trabalho após Boogie Oogie, quando foi diagnosticada com depressão. O último trabalho da atriz, que está com 56 anos, foi o filme Distrito 666, lançado no ano passado e disponível no Globoplay.

Vera Holtz

Reprodução / Globo
Vera Holtz chamou atenção como a alcoólatra Santana em "Mulheres Apaixonadas"

Outra personagem que chamou atenção em Mulheres Apaixonadas foi a professora alcoólatra Santana, vivida por Vera Holtz. Entre cenas de vexames e desespero por conta do problema de saúde, uma das mais inesquecíveis mostra a personagem, diante de uma crise de abstinência, bebendo um vidro de perfume.

Vera seguiu atuando na televisão após Mulheres Apaixonadas, colecionando sucessos como Paraíso Tropical, Avenida Brasil e sua última novela, Amor de Mãe. A artista hoje está com 69 anos e faz sucesso nas redes sociais com suas fotos conceituais.


Bruna Marquezine

TV Globo / Divulgação
Em "Mulheres Apaixonadas", Bruna Marquezine (dir.) vivia a filha de Téo (Tony Ramos, centro) e irmã de Lucas (Victor Cugula, esq.)

Salete foi a personagem que alçou Bruna Marquezine à fama. Ela tinha oito anos e interpretava a filha de Fernanda (Vanessa Gerbeli) e Téo.

Hoje, Bruna tem 27 anos e trilha carreira internacional. Ela será a protagonista do filme da DC Comics Besouro Azul, com previsão de estreia para o ano que vem.

Vanessa Gerbelli

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Vanessa Gerbelli viveu a ex-prostituta Fernanda em "Mulheres Apaixonadas"

Vanessa Gerbelli viveu a ex-prostituta Fernanda em Mulheres Apaixonadas. Em uma das cenas que entraram para a história da dramaturgia, a personagem é vítima de balas perdidas durante um assalto, enquanto a filha observa, desesperada.

Seu último trabalho na Globo foi em 2017, em Novo Mundo. Hoje com 49 anos, ela se dedica ao teatro e também esteve na série da Netflix Maldivas, em que voltou a viver a mãe da personagem de Bruna Marquezine.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias