Entretenimento



Estrelas da Periferia

Rimas que incentivam: conheça Keni YGS

Artista da zona leste de Porto Alegre faz trap para encorajar fãs a acreditarem em seus sonhos

02/05/2023 - 11h41min


Italo Martins / Divulgação
Artista projeta álbum e parcerias para este ano

Yuri Gonçalves Saraiva, conhecido como Keni YGS, encontrou na música uma perspectiva de futuro. Aos 19 anos, o morador do bairro São José, na zona leste de Porto Alegre, busca inspirar seus ouvintes por meio de rimas.

Tudo começou em 2019, quando Keni ainda estava na escola. Incentivado por uma professora de Literatura, compôs a sua primeira música e logo ganhou os holofotes pelos corredores da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens.

– A professora disse que eu era bom com as palavras e deveria dar um passo além das poesias e poemas, tentar uma música – relembra.

Utilizando um celular e uma luz de emergência, Keni teve a ajuda de quatro amigos para gravar um videoclipe na época. Hoje, com uma equipe composta por videomaker e fotógrafo, reflete sobre a carreira:

– É muito louco pensar o quanto as coisas mudaram em tão pouco tempo. Era o que eu tinha para o momento. Hoje, conto com uma equipe completa. Botei a música em grupo de WhatsApp e, no outro dia, várias pessoas postaram. Ali, eu vi que podia tentar seguir uma carreira.

Diferençal

Hoje, o artista é um dos destaques do trap gaúcho. Keni acredita que a inovação seja o seu diferencial:

– Eu procuro fazer algo que ninguém nunca fez, dizer algo que ninguém nunca disse ou de uma forma que ninguém falou. E isso não é só nas letras, mas visualmente e esteticamente também.

Assim como a música foi sua redenção, Keni quer ajudar outras pessoas por meio das suas produções. Em um momento de tristeza, ele encontrou calmaria na música:

– Eu não via perspectiva de futuro, não enxergava coisas positivas. Só me acalmava quando estava ouvindo música. Hoje, quero mostrar para todos que é possível, quero salvar vidas com a minha arte.

Para Keni, foi com a música Tyrone, lançada em janeiro de 2021, que ele se tornou um artista de verdade e “se apresentou para a cena”. Até hoje, é sua faixa com mais visualizações no YouTube: 9,8 mil plays.

– Em Tyrone, eu trouxe um desabafo, produzi com qualidade e seriedade – conta.

O gaúcho traz referências nacionais e internacionais em suas letras, com inspiração em nomes como Raffa Moreira, Matuê, Recayd Mob, Ice Cube, Kanye West e Tyler The Creator. Inclusive, pela música, ele conheceu alguns de seus ídolos.

Em 2021, abriu show de Dfideliz, integrante do Recayd Mob, e recebeu palavras de elogios do artista. Ele também recebeu incentivo de Matuê, nos bastidores do Rap in Cena, e apoio de Raffa Moreira, em um almoço promovido por uma loja da Capital.

– Quando eu recebi a notícia de que iria abrir o show, eu saí correndo pela casa, fiquei muito feliz. Todos eles falaram que era para eu seguir, me incentivaram. Meus olhos se encheram de lágrimas, foi muito gratificante – revela.

Outro sonho realizado por meio da música foi conhecer os estúdios do Grupo RBS. Keni concedeu entrevista ao programa Rap in Cena, da Atlântida (94.3 FM).

– Fui no estúdio onde gravam o Pretinho Básico, que eu sempre acompanhei. Cheguei lá e fiquei deslumbrado, foi surreal. Ainda encontrei o (comunicador Alexandre) Fetter – relembra.

Planos

No dia 29 de abril, Keni lançou a música Sean John, com videoclipe gravado em Gravataí, em parceria com a Sacramento Co. Com direito a efeitos especiais, o som traz um novo estilo de sonoridade ao trap e diversas referências.

– Trouxemos uma wave no estilo west coast, algo que não é muito feito por aqui ainda. A música é uma referência ao filme Amor de Aluguel (2003) e a marca Sean John, com uma letra cheia de vivências e referências – explica.

No seu “melhor estilo lírico”, Keni afirma que este é um dos melhores videoclipes que já produziu. Além disso, o artista promete outras produções para 2023.

– Pretendo lançar um álbum ainda neste ano. Também vão rolar feats brabos, com o Malcolm344, e vou procurar alguns feats nacionais. É o que posso falar – projeta.

Para os próximos anos, Keni YGS sonha em tocar no Rock in Rio e viver inteiramente só da música:

– É pouco ainda, mas já tem um retorno da música, dá para fazer algumas coisas, o que é gratificante. Mas ainda quero dar uma condição “da hora” para a minha família e tocar nos maiores festivais.

Pitaco de Quem Entende

O produtor Rafadélico, da Usina do Beat, avaliou o trabalho do rapper: 

– Keni é um artista local já com muita identidade nas suas músicas, lírica avançada. Com certeza, evoluímos no trap gaúcho com um músico como ele.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para lucas.oliveira@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com o artista, ligue para (51) 98438-8726.

*Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias