Falando de Sexo
Saiba o que pode causar o vaginismo
Distúrbio que acontece por fatores psicológicos, como medo, dor ou trauma
Sou uma mulher de 24 anos e sofri um abuso sexual na infância por um tio. Hoje não consigo transar porque minha vagina é fechada, por mais que o cara tente penetrar, ele mal consegue colocar o dedo. Preciso de ajuda.
Querida leitora, o trauma por um abuso sexual pode deixar, na maioria das vezes, sequelas importantes na vida sexual. O que você tem chama-se vaginismo, que é a contração das paredes da vagina por medo, dor ou trauma. É um distúrbio que acontece por fatores psicológicos.
O vaginismo é caracterizado por contrações involuntárias, que podem fechar completamente o canal vaginal durante a relação sexual, e impedir a transa. Esses músculos do períneo de uma mulher aparecem durante uma tentativa de introduzir algo na vagina (um pênis ereto, um dedo, um tampão ou espéculo na consulta médica). Também podem causar o vaginismo situações como discórdia entre o casal, alguma experiência sexual negativa no passado... O acúmulo de experiências dolorosas, abuso sexual, primeiro coito, parto difícil, tristeza, estresse e depressão são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do vaginismo.
Tratamento
O vaginismo é super tratável e o processo não requer medicamentos, e sim uma psicoterapia. Vá ao ginecologista e explique o problema. É muito importante procurar uma psicoterapia para tratar estas questões traumáticas que houveram em sua história de vida. Mulheres com vaginismo precisam ser pacientes e tentar opções de tratamento antes de ter relações sexuais.