Falando de Sexo
Saiba os sintomas do câncer de garganta
O câncer de garganta associado ao HPV afeta mais comumente pessoas na faixa dos 50 ou 60 anos
Minha amiga disse que a tia dela, que deve ter uns 50 anos, está com câncer de garganta, e que isso aconteceu porque ela pegou HPV pelo sexo oral. Achei estranho porque ela é mais velha. Aí fiquei pensando, como a gente sabe se tem câncer de garganta? E essa história de dar numa pessoa dessa idade? Achei estranho.
Então amiga... o câncer de garganta associado ao HPV afeta mais comumente pessoas na faixa dos 50 ou 60 anos porque o câncer se desenvolve décadas após a exposição ao vírus e, por isso, os casos estão ocorrendo com mais frequência em pacientes mais velhos.
Ao contrário do câncer do colo do útero, cuja incidência o exame de Papanicolau ajudou a reduzir, não temos isso para a garganta. Portanto, deve-se estar atento aos primeiros sintomas, levar um estilo de vida saudável e evitar comportamentos de risco.
Nódulos
Os sintomas do câncer de garganta incluem um nódulo indolor no pescoço ou um nódulo linfático do tamanho de uma uva gorda (ou maior) que não desaparece. Um crescimento na amígdala, especialmente se causar dor de ouvido, também é um motivo para consultar um médico. Fique atento a esses sinais, porque eles se manifestam lentamente nas pessoas, que acabam, muitas vezes, atrasando o tratamento. Não sabemos por que, mas provavelmente tem algo a ver com uma brecha na armadura do sistema imunológico.
Embora muitas pessoas possam transmitir o vírus sem desenvolver problemas de saúde, algumas desenvolverão câncer relacionado à infecção.