"Decisão técnica"
Show de MC Pipokinha é cancelado em Porto Alegre
Conforme a Secretaria Municipal de Segurança, estabelecimento que receberia a apresentação não tem alvará nem Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
O Baile Funk da Tuka, em Porto Alegre, cancelou o show que a funkeira MC Pipokinha faria no local na noite desta sexta-feira (26). O anúncio foi feito na tarde de quinta (25), por meio de um comunicado publicado nas redes sociais. No texto, o estabelecimento afirma que o cancelamento se deu após "pedido" da Secretaria Municipal de Segurança.
"Viemos através deste informar que a Secretaria Municipal de Segurança pede que o show da MC Pipokinha, que ocorreria dia 26/5/23, seja cancelado", anuncia o texto.
Contatada pela reportagem, a pasta informou em nota que "notificou cautelarmente" o Baile Funk da Tuka. A secretaria disse ter tomado conhecimento do evento por meio das redes sociais do baile e que, a partir disso, verificou que o local não cumpria "requisitos básicos para casas noturnas".
"O espaço não possuía alvará de funcionamento, tampouco Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)", alega a secretaria. Conforme a pasta, "a notificação cautelar foi entregue ao responsável pelo estabelecimento em reunião que contou com a participação da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Corpo de Bombeiros".
A partir da notificação, os donos do imóvel têm 30 dias para recorrer da medida. Entretanto, segundo a secretaria, "o espaço não poderá promover eventos do tipo até o esgotamento dos trâmites legais".
A reportagem entrou em contato com o Baile Funk da Tuka, o mais tradicional palco do funk na Capital, para confirmar a ausência de alvará e de PPCI e questionar o cumprimento da determinação de não promover eventos durante o andamento do processo. Até a publicação deste texto, o estabelecimento não havia se manifestado.
A Secretaria Municipal de Segurança esclareceu que a decisão é de caráter técnico e não tem relação com a artista MC Pipokinha. Com uma carreira marcada por declarações polêmicas e shows com coreografias que simulam o ato sexual, a cantora vem enfrentando uma série de cancelamentos de apresentações pelo país — inclusive da que faria em Canoas, na Região Metropolitana.
Em turnê pelo Estado, a artista se apresentou no Stage Alegria, em Novo Hamburgo, na quinta. Nesta sexta, ela se apresentará em Gravataí, no evento Baile da GS, e em Arroio do Meio, no Sitio Live. No sábado (27), Pipokinha cumpre agenda em Videira, com show na casa noturna Clube Castelo. As apresentações estão mantidas até o momento.
Já sobre a apresentação em Porto Alegre, o Baile Funk da Tuka informou, por meio do comunicado no qual anuncia o cancelamento, que está à disposição do público para ressarcimento dos ingressos já adquiridos.