Falando de Sexo
Síndrome do ovário policístico afeta a fertilidade?
Infelizmente, a SOP é uma das principais causas de infertilidade
Estou tentando engravidar há oito meses e não consigo. Meu ciclo é bem irregular. Também sei que sou muito ansiosa, talvez isso atrapalhe. O meu marido contou que uma colega dele tem ovário policístico, que eu tenho sintomas parecidos com os dela. Pensei em ir ao médico para ver isso, o que acham?
Amiga, você está certa em ir ao médico! Aliás, se deseja engravidar, é muito importante consultar seu ginecologista: ver como está sua saúde e providenciar os cuidados necessários.
Infelizmente, para as mulheres que querem engravidar, a síndrome do ovário policístico (SOP) é uma das principais causas de infertilidade. A boa notícia é que, se você tiver, provavelmente é uma infertilidade tratável.
O desequilíbrio hormonal, muitas vezes, impede a ovulação. E quando a mulher não ovula, não consegue engravidar. Com rara ou nenhuma ovulação, muitas mulheres acham que seus ciclos menstruais são irregulares – ou não menstruam.
Se planeja uma gestação, mas apresenta ciclos especialmente longos ou ausentes, converse com seu médico.
Preste atenção
A SOP pode começar aos 11 ou 12 anos de idade, bem como aos 20 ou 30 anos. Pesquisas indicam que pode haver dois subtipos dessa condição: um que afeta os níveis hormonais necessários para a ovulação e a concepção, e outro mais ligado a problemas metabólicos e obesidade.
A síndrome é um problema hormonal que afeta 10 milhões de mulheres no mundo. O primeiro passo para entendê-la é conhecer os sintomas: períodos menstruais irregulares e imprevisíveis. Isso significa que a duração do seu ciclo é superior a 35 dias. Além disso, outros sinais são crescimento de pelos no rosto e corpo, queda de cabelo, acne e ganho de peso.