Falando de Sexo
Incontinência urinária atrapalha o sexo
É mais fácil de tratar nos estágios iniciais, e existem terapias eficazes para controlar o escape
Tenho 56 anos e ando com bastante dificuldade de segurar o xixi. Até se tusso ou faço força, acaba escapando. Tenho usado absorvente para não me molhar. Aí, morro de medo de transar e escapar xixi. O que eu faço?
Bah, amiga, incontinência urinária (IU) é realmente muito chato e um verdadeiro sabotador sexual! Existem estudos que mostram que níveis elevados de depressão estão fortemente associados à IU. Isso pode ser em função dos efeitos negativos na qualidade de vida da pessoa, já que ocorrem os vazamentos, cheiros, ansiedade e constrangimento. E vamos combinar: vazamento de urina por qualquer causa é uma perda de controle que causa vergonha e é uma situação embaraçosa. É estressante e inibidor, e quando você está inibida de alguma forma, isso afetará o desejo e a capacidade de atingir o orgasmo.
Tratamento
A IU é mais fácil de tratar nos estágios iniciais, e existem terapias eficazes para controlar. O mais importante é você procurar um médico, um urologista. Com ajuda profissional, a maioria das incontinências urinárias pode ser curada ou, pelo menos, diminuída e controlada. Parece que a sua está relacionada ao esforço – espirrar, rir, levantar peso, pular ou qualquer coisa que aumente a pressão abdominal.
Normalmente, os tratamentos recomendados incluem fisioterapia do assoalho pélvico, mudança de dieta, perda de peso para pacientes obesos, intervenção cirúrgica, terapia de massa muscular. Isso aumenta a resistência à perda de urina pela bexiga. Mas como dissemos, procure logo um médico!