Em vídeo
Isis Valverde defende a mãe e critica etarismo: "Seguimos sendo julgadas pela nossa idade"
Atriz de 36 anos postou um vídeo em que comenta a repercussão do namoro de Rosalba Nable
A atriz Isis Valverde, 36 anos, publicou um vídeo em seu perfil do Instagram na tarde desta quinta-feira (29) para refletir sobre o etarismo — como é chamado o preconceito com relação à idade. A artista decidiu falar publicamente sobre o assunto após sua mãe, Rosalba Nable, 57, engatar um namoro com Bruno Shina, 33. A diferença de idade entre eles, de 24 anos, foi alvo de críticas do público.
— Uma exposição totalmente desnecessária, que julga o corpo dessa pessoa que eu amo muito, que é minha mãe. A idade dela, as escolhas dela, as regras dela, a vida dela, por causa da idade — começou explicando Isis na gravação.
— Nós, mulheres, já temos tantas caixas que tentam nos colocar, tantos lugares que tentam recortar a gente. Temos que falar, sim. No momento que isso virou recorrente na vida da minha mãe, eu falei: gente, eu vou falar sobre isso.
— Minha mãe vai fazer 60 anos, é uma mulher totalmente livre, dona de si, independente, maravilhosa, e solteira, né? Que decidiu ter um namorado e esse namorado foi colocado em um lugar de bebê, de filho, do lado dela, não no lugar de homem, de namorado — refletiu.
Por fim, disse que os julgamentos podem "acabar destruindo a felicidade de uma pessoa" e disparou:
— Para amar, não existe regra.
"Seguimos sendo julgadas pela nossa idade. Assim como somos pelas nossas escolhas, pelos nossos corpos... Ser mulher é sempre nadar contra essa correnteza que a sociedade ainda insiste em jogar nas nossas águas. No entanto, nossa idade é apenas um número. Ela não invalida nossos desejos, nossas experiências, nossa sabedoria. Nossa história e nosso desejo de futuro são intransferíveis e inegociáveis. Somo livres, e assim seguiremos. Mesmo que pra isso precisemos continuar remando contra a maré", escreveu na legenda.
Confira: