Marca registrada
Quem foram as Helenas de Manoel Carlos?
Sete artistas se consagraram na teledramaturgia como as protagonistas de mesmo nome de Maneco
O Brasil é conhecido como o país das novelas. O título se deve, sobretudo, à grande quantidade de produtos televisivos que são produzidos e exportados. Entre os autores que ganharam destaque ao escrever tramas novelescas está Manoel Carlos, 90 anos, também conhecido como Maneco.
Uma das marcas registradas de Maneco é o uso do nome Helena para batizar as protagonistas. O autor utilizou esse recurso em nove produções. O ciclo foi iniciado com Lilian Lemmertz em Baila Comigo (1981) e se encerrou com sua filha, a atriz Julia Lemmertz, na obra Em Família (2014).
As Helenas de Maneco
Ao todo, sete artistas se consagraram na teledramaturgia como as Helenas de Maneco. Entre elas, Regina Duarte ocupou o posto três vezes, em obras distintas — História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
Veja quem foram as atrizes que interpretaram as Helenas nas novelas de Manoel Carlos:
Lilian Lemmertz - "Baila Comigo" (1981)
A primeira Helena de Manoel Carlos foi vivida por Lilian Lemmertz. Na trama, a personagem se sentia culpada por ter se distanciado de um dos filhos gêmeos, que precisou ser entregue ao pai porque ela não tinha condições financeiras de criá-lo.
Na história, o pai acaba levando a criança para fora do país, aumentando ainda mais a distância entre mãe e filho.
O ator Tony Ramos foi o intérprete dos filhos gêmeos de Helena. A novela foi exibida em 163 capítulos, de 16 de março a 26 de setembro de 1981.
Maitê Proença - "Felicidade" (1991 - 1992)
A intérprete de Helena na novela Felicidade foi a atriz Maitê Proença, que na época tinha 33 anos e recém estreava na televisão.
Na trama, a protagonista era uma moça interiorana que foge de sua cidade para a capital carioca disposta a criar a filha sozinha. A personagem foi casada com Mário (Herson Capri), mas o matrimônio fracassou. Em um reencontro com seu grande amor, Álvaro (Tony Ramos), que já estava casado, a protagonista acaba engravidando dele.
A novela contou com 203 capítulos e foi transmitida de 7 de outubro de 1991 a 30 de maio de 1992.
Regina Duarte - "História de Amor" (1995 - 1996)
A primeira vez que Regina Duarte interpretou uma das Helenas de Manoel Carlos foi na novela História de Amor. Na trama, a protagonista é uma corretora de imóveis batalhadora e pouco vaidosa.
A personagem enfrenta a gravidez prematura da filha, Joyce Assunção (Carla Marins), e, por consequência, a ira do ex-marido e pai da menina, Edgar Assunção (Nuno Leal Maia), que não se conformava com a situação.
A história foi contada em 209 capítulos, exibidos de 3 de julho de 1995 a 1º de março de 1996.
Regina Duarte - "Por Amor" (1997 - 1998)
Pela segunda vez consecutiva, Regina Duarte viveu uma Helena. Desta vez na novela Por Amor, que protagonizou ao lado da filha, Gabriela Duarte.
Na novela, Helena e a filha dão à luz no mesmo dia e hospital. No entanto, o filho de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) morre no parto. Como um gesto de amor, a protagonista troca o bebê morto pelo dela, que estava saudável.
A emocionante história de amor entre mãe e filha foi contada em 191 capítulos, exibidos de 13 de outubro de 1997 a 22 de maio de 1998.
Vera Fischer - "Laços de Família" (2000 - 2001)
Já veterana das telenovelas na época, Vera Fischer foi a intérprete de Helena em Laços de Família. Na trama, a personagem abdica de seu amor por Eduardo (Reynaldo Gianecchini) por causa da filha, Camila (Carolina Dieckmann), que também gostava dele.
Ao longo da trama, Helena precisa apoiar a filha, quando esta descobre estar com leucemia. Para salvá-la, a protagonista engravida novamente para que o bebê possa futuramente doar a medula para Camila.
A história foi contada em 209 capítulos, exibidos de 5 de junho de 2000 a 3 de fevereiro de 2001.
Christiane Torloni - "Mulheres Apaixonadas" (2003)
A atriz Christiane Torloni deu vida à Helena de Mulheres Apaixonadas. Na obra, a personagem é casada com o músico Téo (Tony Ramos), mas o matrimônio desanda quando ela descobre um possível caso extraconjugal do marido.
Ao longo da trama, a personagem reencontra César (José Mayer), um amor do passado, e seu coração fica dividido.
A novela contou com 203 capítulos, exibidos de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2003.
Regina Duarte - "Páginas da Vida" (2006)
A atriz Regina Duarte assumiu o posto de Helena pela terceira vez na novela Páginas da Vida. Na trama, ela interpreta uma médica que faz o parto da jovem Nanda (Fernanda Vasconcellos), que morre, mas consegue dar à luz os filhos gêmeos.
Um deles, Clara (Joana Mocarzel), tem síndrome de Down e é rejeitada pela avó, Marta (Lilia Cabral). Por conta disso, Helena decide adotar a menina.
A novela foi exibida de 10 de julho de 2006 a 2 de março de 2007, contando com 203 capítulos.
Taís Araújo - "Viver a Vida" (2009)
A primeira e única Helena negra de Manoel Carlos foi interpretada pela atriz Taís Araújo. Na história, a personagem é uma top model no auge da carreira. Quando ela se casa com Marcos (José Mayer), precisa enfrentar a ira da filha do primeiro casamento do marido, Luciana (Alinne Moraes).
Ao longo da história, uma tragédia abala a vida do casal: Luciana sofre um acidente e fica tetraplégica. Com isso, a jovem tenta unir a mãe e o pai e afastá-lo cada vez mais de sua atual esposa.
A novela contou com 209 capítulos, exibidos de 14 de setembro de 2009 a 14 de maio de 2010.
Julia Lemmertz - "Em Família" (2014)
Seguindo o legado da mãe, a atriz Julia Lemmertz deu fim ao ciclo de personagens com o mesmo nome. Ela foi a protagonista da novela Em Família.
A trama, contada em três fases, gira em torno da história obsessiva de amor entre os primos Helena (Julia Dalavia/Bruna Marquezine/Julia Lemmertz) e Laerte (Eike Duarte/Guilherme Leicam/Gabriel Braga Nunes). Na adolescência, a protagonista engravida do amado, o que os faz antecipar o casamento. No entanto, no dia do matrimônio, o noivo é preso, acusado de tentar matar Virgílio (Arthur Aguiar/Nando Rodrigues/Humberto Martins), por ciúme de Helena.
Depois do matrimônio que não se concretizou, Helena cede ao amor de Virgílio e se casa com ele. Os dois deixam Goiás e se mudam para o Rio de Janeiro. Vinte anos depois, a filha do casal, Luiza (Bruna Marquezine), conhece Laerte e ambos se apaixonam. Quando os pais descobrem, desaprovam o relacionamento e tentam convencer a jovem de que ele não é uma boa pessoa.
A novela contou com 143 capítulos, exibidos de 3 de fevereiro a 18 de julho de 2014.