Entretenimento



Falando de Sexo

Sexo pode melhorar a qualidade do sono

Depois de um orgasmo, há uma liberação de hormônios que podem induzir sonolência

16/07/2023 - 15h45min

Atualizada em: 16/07/2023 - 15h51min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução

Por que fazer sexo é bom para dormir?

A ligação entre sexo e sono se deve à maneira como os hormônios respondem à intimidade. Depois de um orgasmo, há uma liberação de hormônios que podem induzir sonolência. Os dois principais hormônios em ação são a oxitocina e a prolactina. 

Leia outras colunas

Hormônios

Você pode conhecer a oxitocina como o “hormônio do amor”, pois ajuda a promover vínculo, afeto e bem-estar geral, o que pode levar a um sono melhor.

A prolactina é outro hormônio conhecido por aumentar durante o sono. Os níveis de prolactina são mais altos durante o sexo, com um pico notável após o orgasmo, o que pode ser responsável pela sonolência pós-coito que muitas pessoas experimentam. De acordo com algumas pesquisas, os níveis de prolactina aumentam significativamente uma hora após o orgasmo, não importando se o orgasmo foi alcançado por masturbação ou com um parceiro. Esses níveis mais altos de prolactina, juntamente com o aumento dos níveis de estrogênio nas mulheres, também promovem o sono REM (movimento rápido dos olhos) e, portanto, a qualidade geral do sono.

O sexo com um parceiro pode ampliar esses efeitos hormonais, aumentando os sentimentos de conexão, afeto e intimidade que podem promover a qualidade do sono.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias