Falando de Sexo
Conheça os principais métodos contraceptivos
É preciso testar para ver qual é a melhor opção
Quais são os tipos de métodos contraceptivos? Como saber qual é o ideal?
A forma de controle de natalidade certa para cada pessoa é muito pessoal e pode mudar com o tempo. É função do seu médico ajudá-la a escolher e aconselhá-la sobre como aplicar o método correto ao seu estilo de vida, objetivos e necessidades. Às vezes, são necessárias algumas tentativas para encontrar a contracepção adequada.
Opções
O preservativo é o único método de controle de natalidade que previne infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Os preservativos são eficazes na contracepção, mas nem sempre são usados. Se você não o utiliza sempre, é uma boa ideia ter outro método, como a contracepção de emergência, à mão. A pílula do dia seguinte é indicada só após uma relação desprotegida.
O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo de plástico ou de cobre, em forma de T, que é colocado pelo ginecologista na parte inferior do útero. Sua durabilidade é de cerca de cinco anos. Já existe o DIU com um sistema intrauterino de hormônio.
Já o anticoncepcional oral, também conhecido como pílula, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que impedem a ovulação. Assim como a pílula, os adesivos anticoncepcionais contêm hormônios que impedem a ovulação, mas nesse caso, você não precisa se lembrar de tomar todos os dias. Há também a injeção de progestágeno, administrada uma vez a cada três meses. Já o implante anticoncepcional é uma haste fina, inserida sob a pele da parte superior do braço, que libera progestina ao longo de três a cinco anos, protegendo-a da gravidez.