Caminho para o futuro
De volta ao formato original e reunindo grandes atrações, "Criança Esperança" será transmitido nesta segunda
Programa, que vai ao ar após "Terra e Paixão", será apresentado por Marcos Mion e Ivete Sangalo
Mais uma edição do Criança Esperança chega à RBS TV nesta segunda-feira (7), após Terra e Paixão. O tema deste ano é "O caminho para o futuro", mas a atração será marcada por um retorno ao passado: o tradicional show da campanha, que nos últimos anos foi gravado em estúdio, voltará ao seu formato original, com participação do público e transmissão ao vivo pela Globo. O Festival da Esperança — como o megaevento vem sendo chamado — vai ocorrer no Riocentro, no Rio de Janeiro, e já está com ingressos esgotados.
Os responsáveis por comandar a festa serão Ivete Sangalo, veterana no Criança Esperança, e Marcos Mion, que comandou a campanha pela primeira vez no ano passado e agora retorna ao posto. Apesar de já não ser um marinheiro de primeira viagem, o apresentador do Caldeirão diz que a emoção e o frio na barriga permanecem.
— O Criança Esperança foi algo que marcou minha vida durante a infância e, em vários momentos, me peguei desesperado, assistindo em casa, já adulto, e questionando o porquê de não ser eu naquele palco (risos) — lembra o apresentador. — Neste ano vou comandar a retomada do grande show pelo qual o Criança Esperança era conhecido, ao lado da Ivete. Ser no Riocentro, no formato a que cresci assistindo, só me deixa muito mais empolgado.
Nesta edição, o espetáculo segue com a proposta de promover encontros musicais inéditos —alguns deles impensáveis — e reverenciar a diversidade da música brasileira. Entre os números confirmados estão duetos de Ludmilla e Zeca Pagodinho e de Dilsinho e Fábio Jr. Já no campo das reuniões inéditas, Alcione, Péricles, Liniker, Baco Exu do Blues, MC Carol de Niterói e Oz Crias subirão juntos ao palco para celebrar a música negra.
Representando o sertanejo, Chitãozinho & Xororó se juntarão a João Gomes e Ana Castela, estrelas da nova geração do gênero. No rap, Negra Li e MC Cabelinho farão uma parceria com a cantora gospel Sarah Beatriz, interpretando a música-tema da novela Vai na Fé. Para completar, o line-up do espetáculo ainda contará com um show de Léo Santana e uma homenagem musical de Preta Gil a Gal Costa, que faleceu em 2022.
Para além das atrações, a estrutura do evento também promete surpreender quem estiver no local e quem assistir pela TV, conforme a diretora artística Antônia Prado.
— Teremos balé, objetos cênicos, efeitos especiais, um palco gigante com quase 15 metros de altura e mais de 60 metros de largura, além de uma narrativa que aborda temas relevantes para o Brasil de uma forma emocionante e impactante. E isso tudo embalado por um público que promete fazer a arena do Riocentro ferver — destaca a diretora. — Estamos muito emocionados e animados com a resposta das pessoas a esta proposta. Os ingressos esgotaram tão rápido que nos sentimos fazendo o show da Taylor Swift (risos) — diverte-se.
Mas apesar de não se tratar de um show da "loirinha", três outras loiras marcarão presença no Criança Esperança 2023: Xuxa, Angélica e Eliana. Ícones da televisão e da música infantojuvenil nos anos 1990, as três subirão juntas ao palco para apresentar um número musical. A canção escolhida pelas três para a apresentação é guardada a sete chaves, mas Xuxa garante que o momento será histórico:
— Não posso adiantar nada sobre o show, infelizmente. Mas o público pode esperar uma união de três mulheres empoderadas, com histórias lindas, que se unem para poder ajudar mais histórias.
A Rainha dos Baixinhos acredita que a união pode ajudar a pôr fim nas especulações sobre algum tipo de rivalidade entre as três, que tiveram inícios de carreira parecidos.
— É uma suposta rivalidade, que a gente vai mostrar que nunca existiu. Com o passar do tempo, esses boatos fizeram com que a gente sentisse vontade de se falar e, hoje, nós somos três amigas. Acho que o Criança Esperança é o palco certo para mostrar que quando a gente está junto, que quando a gente se une, ninguém derruba — diz ela, reforçando a importância da campanha. — Todo mundo que puder deve ajudar e apoiar. Agora tem a possibilidade de doar a partir de um real, e isso é bacana pra caramba. Nem todos podem fazer doações maiores, mas imagina se todo o Brasil resolver doar apenas um real.
Ao longo de 37 edições, o Criança Esperança já arrecadou mais de R$ 445 milhões. Em 2023, os recursos arrecadados serão destinados a 101 instituições espalhadas por todo o Brasil. As doações podem ser feitas pelo telefone 0500, pela chave pix esperanca@unesco.org e pelo site criancaesperanca.com.br.